Superintendência de Gestão de Desenvolvimento Sustentável

O Secretário

José Pinto de Souza Americano

José Pinto de Souza Americano é bacharel em direito e técnico em contabilidade. É empresário no ramo contábil desde 2001. Foi vereador em Ubatuba na legislatura de 2009 a 2012. No serviço público municipal foi Coordenador de Patrimônio e Licitações e também Pregoeiro Oficial da Prefeitura de Ubatuba no período de 2005 a 2008. Na esfera estadual Americano foi Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Fez diversos cursos complementares. Na OAB participou dos cursos “Crimes Ambientais” e “Responsabilidade Administrativa por Danos Ambientais e Lei de Responsabilidade Fiscal”. No Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), cursou “ Prático de Licitações, Pregão e Registro de Preços” e “Pregão Público com Formação de Pregoeiro”. Seus outros cursos são: “ Classificação das Formações Vegetais da Mata Atlântica Orientada ao Licenciamento Ambiental” (DPRN), “ Curso de Departamento Pessoal” (Prime Cursos do Brasil), “Sistema de Registro de Preços e Contratações Direta sem Licitação, Dispensa e Inexigibilidade” (NDJ – Simpósio e Treinamento LTDA, “ Curso de Pregão e Formação de Pregoeiros Municipais” (CONAM – Consultoria em Administração Municipal LTDA), “XXIV Curso Básico de Arbitragem”( TAESP – Arbitragem & Mediação), “ Qualificação Profissional de Técnico em Transações Imobiliárias” (CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI) , “ III Curso de Formação de Vereadores” (ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO), Curso de Direito Administrativo”, (LFG – LUIZ FLAVIO GOMES LTDA e COMPLEXO DE ENSINO RENATO SARAIVA).

Compete ao Secretário Municipal de Turismo:

Acontece na Secretaria Municipal de Turismo:

Endereço: Rua Madame Janina, nº. 28, Perequê Açú (Terminal Turístico)
E-mail: turismo@ubatuba.sp.gov.br