Poder Executivo Municipal

Balanço: Ações da Saúde foram direcionadas para Covid e síndrome gripal

Balanço: Ações da Saúde foram direcionadas para Covid e síndrome gripal

O ano de 2021 foi intenso para a Secretaria de Saúde de Ubatuba. O país sofreu com o grande aumento no número de casos e complicações da Covid-19 e a união, o esforço e a dedicação dos profissionais da saúde foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia, que ainda requer cuidados e muito trabalho das equipes.

Segundo a secretária Municipal de Saúde, Sheila Barbosa, “todos os colaboradores da saúde, sem distinção, são heróis, verdadeiros guerreiros na linha de frente do combate à Covid e de tantas outras doenças e necessidades da população que não deixaram de existir neste momento”.

No ano passado, grande parte das ações da saúde foram direcionadas para combater a pandemia e os casos de síndrome gripal. Em janeiro, foi inaugurado o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 (CAE), instalado na UBS Cícero Gomes. A unidade organizou atendimento exclusivo para os casos de síndromes gripais e detecção precoce da Covid. Logo em seguida, no dia 21 de janeiro, o município registrou a primeira vacinação contra a Covid em profissionais da Santa Casa de Ubatuba. “O início da vacinação foi emocionante e devolveu a esperança a toda população da cidade”, lembra a secretária.

A campanha de imunização atingiu índices elevados em Ubatuba e tem ajudado o município a controlar o agravamento da Covid e a amenizar o número de mortes. Em um ano de vacinação, a cidade aplicou 166.034 doses. Ações para a aplicação da vacina aconteceram em todas as regiões da cidade; idosos com mais de 90 anos foram vacinados em domicílio; indígenas receberam a imunização em suas comunidades tradicionais; Sextou com Vacina ampliou o horário da imunização para o período noturno – oferecendo mais oportunidade ao munícipe que trabalha em horário comercial; e teve também vacinação no Calçadão central.

“A Secretaria de Saúde buscou diversificar o máximo possível os postos e horários de vacinação para atingir cada vez mais pessoas imunizadas e a população colaborou e tem aderido à vacina contra a Covid-19”, destacou a secretária, lembrando ainda que as equipes de saúde também atuaram no monitoramento do coronavírus, com ligações telefônicas periódicas aos pacientes para informar sobre o isolamento social e coletar informações, além de participarem da barreira sanitária orientativa nas divisas territoriais do município. A ação visou o monitoramento, orientação, conscientização e higienização das pessoas presentes nos veículos em trânsito, objetivando o controle da transmissão do coronavírus.

Em meio à pandemia da Covid, a cidade também precisou controlar os casos de dengue, com mutirões nos bairros do Ipiranguinha, Estufa II, Taquaral e Sumidouro. As equipes da saúde se empenharam ainda na vacinação da gripe Influenza e na imunização de rotina, realizada ao longo de todo o ano nos postos de saúde e campanhas nacionais de vacinação, principalmente de crianças.

Outras campanhas de prevenção também foram desenvolvidas pelas equipes do município, como: Semana do Bebê, com palestras sobre temas importantes para o desenvolvimento da gestação e da criança até os seis anos de idade; Julho Amarelo, para prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites B e C, com testagem gratuita da população; Setembro Amarelo, mês de conscientização do suicídio com atividades preventivas; Outubro Rosa para orientações sobre o câncer de mama; Novembro Azul para incentivar os cuidados com a saúde do homem; campanha Fique Sabendo, com testes rápidos para HIV e sífilis, entre outras ações de prevenção.

No mês de agosto, uma parceria com a Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo – FOB USP, proporcionou atendimento gratuito para triagem de odontologia, otorrinolaringologia, audiologia e oftalmologia em algumas escolas do município. Outra parceria realizada com a rede de farmácias Farma Conde e com a Escola Técnica de Enfermagem de Ubatuba (Etenf) resultou na Ação de Educação em Saúde na Praça Treze de Maio, com aferição de pressão e glicemia. Um encontro de mulheres também tratou do tema saúde no Quilombo do Sertão do Itamambuca.

Em setembro, uma audiência pública discutiu o futuro da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – do bairro do Sertão da Quina, em atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Na reunião, com a maioria dos votos foi decidido pela construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro. Entre as conquistas da pasta, destaque para a inauguração da reforma do Pronto Atendimento do Ipiranguinha, em outubro, e o recebimento de uma nova ambulância para reforçar a frota do município.

Durante o ano de 2021, foram realizados diversos encontros de capacitação de equipes, com treinamento em setembro da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen); reunião com representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapeutas Ocupacionais (Crefito); e encontro entre médicos e enfermeiros da gestão para treinamento e organização do fluxo da rede.

No último mês de dezembro, para desafogar os atendimentos de síndrome gripal da Santa Casa, a Secretaria de Saúde criou o posto de retaguarda no Centro de Especialidades Médicas e neste mês de janeiro estendeu os atendimentos para todos os postos de saúde da cidade.

Veja também: Santa Casa contabiliza mais de 130 mil atendimentos em 2021

https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/santa-casa-130-mil-atendimentos/

/* * VLibras */