Poder Executivo Municipal

Acessibilidade é tema de evento organizado pela Prefeitura de Ubatuba

Acessibilidade é tema de evento organizado pela Prefeitura de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, convida toda a população a participar da atividade de comemoração do “Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade”. O evento acontecerá na quarta-feira, 18 de maio, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, das 8 às 17 horas e a entrada é livre.

A ação é resultado de uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba (Apae), Associação Ubatuba Eficiente (Aubae) e Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba (Apeau), todas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD).

A programação inclui palestras sobre acessibilidade de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais ou intelectuais mas também outros tipos de limitações que reduzam a mobilidade, por exemplo, no caso de pessoas idosas, gestantes ou com crianças de colo. As diversas secretarias municipais da Prefeitura de Ubatuba também farão apresentações sobre como a acessibilidade vem sendo trabalhada em cada pasta.

Entre os destaques da programação estão a apresentação musical do cantor Miramar, que possui deficiência visual, a palestra com a advogada Carla Fabíola Pacelli Ferreira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção Ubatuba, e a roda de conversa entre os participantes debatendo temas como transporte público e mobilidade urbana, mercado de trabalho, preconceito, entre outros temas.

Programação provisória

8 horas – Credenciamento

8h30 – Abertura oficial

9h às 9h45 – Palestra com a dra. Carla Fabiola Pacelli Ferreira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

9h45 às 10h15 – Apresentação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) e da Secretaria de Esportes e Lazer

10h15 às 10h45 – Pausa para café

10h45 às 11h15 – Apresentação da Secretaria de Saúde

11h15 ao meio-dia – Apresentação da Secretaria de Educação

12h às 14h – Almoço

14h às 14h45 – Secretaria de Urbanismo

14h45 às 15h30 – Dinâmica

15h30 às 16h45 – Roda de conversa

16h45 às 17h – Encerramento

/* * VLibras */