Poder Executivo Municipal

Educação finaliza formação de professores com exibição de peça teatral

Educação finaliza formação de professores com exibição de peça teatral

O clima de magia predominou no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto na noite de quinta-feira, 04. A exibição da peça “O Mundo de Oz”, da Cia de Teatro Bonvenuto – Guarulhos/SP, marcou o encerramento para professores do Ensino Fundamental que aderiram à formação em Educação Especial em 2021. No total, foram cerca de 350 professores da rede municipal de Ubatuba.

A formação em educação especial contou com encontros mensais por meio de uma proposta de formação online, na qual foram abordados os seguintes temas: as implicações da atenção, da memória e das relações afetivas  para o processo de aprendizagem; transtorno do espectro do autismo; deficiência intelectual; transtorno específico da aprendizagem – dislexia, paralisia cerebral; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e, no mês de setembro, em que ocorreu a V Semana do Direito à Educação Inclusiva, foram promovidas várias palestras relacionadas ao tema da inclusão escolar, abertas a todos os profissionais da rede e, também, de escolas particulares e instituições locais comprometidas com o trabalho de inclusão.

“Gostaria de expressar minha gratidão a nossa prefeita, Flavia Pascoal, também professora da nossa rede, e a nossa secretária municipal de Educação, Fatinha Barros, que tem experiência em educação especial, por todo apoio e incentivo ao desenvolvimento das ações da Seção de Educação Especial para a construção de processos educativos inclusivos que atendam o melhor possível aos nossos alunos”, frisou a chefe de seção da Educação especial, Flavia Varallo.

“O encerramento da formação foi com este espetáculo porque a atriz principal é autista, a estudante Gaby, que faz a personagem Dorothy. Também faz parte do elenco um garotinho de nove anos que é TDAH, chamado Murilo. A Cia de Teatro Bonvenuto nos presenteou com esta apresentação”, destacou a secretária Fatinha.

A prefeita Flavia Pascoal convidou todos os presentes a construir uma educação melhor, solicitando sugestões e a promoção de um trabalho conjunto. “Estamos aqui porque eu prestigio a nossa Educação e quero muito poder fazer a diferença. Nos 23 anos como servidora já trabalhei em diversas escolas e bairros e sei como é desafiador. Queria agradecer vocês que são uma equipe maravilhosa e poder contar com a união de todos, porque através da Educação a gente pode, sim, melhorar”, finalizou a prefeita.

/* * VLibras */