Poder Executivo Municipal

Postos de Saúde terão atendimentos de síndrome gripal limitados a 30 fichas diárias

Postos de Saúde terão atendimentos de síndrome gripal limitados a 30 fichas diárias

A partir desta terça-feira, 18, todos os postos de saúde de Ubatuba que estão realizando os atendimentos de síndrome gripal terão as consultas limitadas a 30 fichas por dia, com distribuição de senhas a partir das 13h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova medida é necessária para amenizar a sobrecarga das equipes que estão à frente dos atendimentos de Covid-19 e H3N2.

O acolhimento dos postos de saúde para pacientes com sintomas leves de gripe acontece das 13h às 17h. O morador de Ubatuba que precisar do atendimento deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e conferir se ainda há senhas disponíveis. Quando as 30 vagas diárias forem preenchidas ou o postinho não contar com equipe médica, o paciente pode retornar no dia seguinte ou procurar por consulta nos Prontos Atendimentos da Maranduba e Ipiranguinha, ou ainda na Santa Casa.

A enfermeira da equipe de coordenação da Atenção Básica, Glaucia Wirthmann, explica que os moradores não precisam chegar com muita antecedência ao posto, pois as senhas só serão distribuídas a partir das 13h e que a limitação também tem por objetivo evitar aglomeração no local. Em casos de sintomas como febre e desconforto respiratório o paciente já deve procurar direto o hospital.

O novo surto de Covid-19, juntamente com o aumento de casos de gripe H3N2, tem sobrecarregado as equipes de saúde do município, que enfrentam o cansaço de quase dois anos de pandemia e sofrem com os constantes afastamentos por conta de profissionais contaminados com o coronavírus. “Nossas equipes estão limitadas e exaustas, com unidades 100% desfalcadas e com atendimentos suspensos. Estamos testando diversos fluxos para mantermos um atendimento contínuo, mas precisamos respeitar nossa capacidade máxima de acolhimento”. A enfermeira ressalta ainda que os moradores não ficarão sem atendimento, pois o PA do Ipiranguinha funciona das 7h às 19h e o PA da Maranduba e Santa Casa oferecem atendimento 24h.

/* * VLibras */