Poder Executivo Municipal

Começa agendamento para vacinar idosos de 60 a 62 anos contra a Covid-19

Começa agendamento para vacinar idosos de 60 a 62 anos contra a Covid-19
A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a vacinação em primeira dose para pessoas de 60 a 62 anos já está sendo agendada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para esse grupo, o município recebeu um total de 2.905 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz.
Os idosos devem aguardar contato do agente comunitário de saúde ou da equipe do posto para o agendamento de dia e horário da vacinação. A equipe da Atenção Básica pede que a população não deixe de comparecer à unidade, caso a vacina tenha sido agendada no posto, ou que aguarde em sua residência a passagem da equipe de vacinação, caso a imunização tenha sido programada em domicílio.
A secretaria de Saúde reforça a importância de que cada idoso realize previamente seu cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ Esse registro não é obrigatório, porém agiliza a vacinação.
Para usuários do SUS que não são acompanhados por agente comunitário de saúde, que são residentes novos ou que mudaram de endereço e necessitam atualizar seu cadastro, a secretaria recomenda preencher formulário disponível no link: https://cutt.ly/axuDC0Q
Na quinta-feira, 6 de maio, das 8h30 às 13h30, será realizada a vacinação em segunda dose de trabalhadores da rede privada de saúde que tomaram a primeira dose da vacina Astrazeneca. O local de vacinação é a  Escola Técnica de Enfermagem (Etenf), na rua Cunhambebe, 468 – Centro. É obrigatório apresentar o certificado comprovando o recebimento da primeira dose da vacina aqui no município de Ubatuba e também não ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias.
As vacinas recebidas pelo município até o momento são a Astrazeneca/Fiocruz e a Coronavac/Butantan.  No caso da vacina Coronavac/Butantan, a segunda dose é aplicada 21 dias depois da primeira dose. Já no caso da Astrazeneca/Fiocruz, a segunda dose deve ser tomada somente 12 semanas (3 meses) após a primeira dose.
A secretaria de Saúde alerta para a importância de tomar as duas doses para obter a resposta imune esperada para a prevenção da doença.
Informações específicas sobre vacinação em primeira dose para os grupos de pessoas com síndrome de Down e pacientes renais ou transplantados (previsão de início em 10 de maio) e em segunda dose para trabalhadores da Educação (previsão de 12 a 14 de maio) serão divulgadas em breve na página internet da Prefeitura de Ubatuba.
/* * VLibras */