Fandango Caiçara de Ubatuba recebe prêmio nacional de culturas populares

A secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura anunciou na terça-feira, 28, o resultado da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares, destinado a estimular a cultura que nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo. O Fandango Caiçara de Ubatuba está entre os 200 contemplados do prêmio na categoria “grupo” e irá receber R$10.000 por sua contribuição sociocultural, melhoria da qualidade de vida das comunidades e preservação da memória cultural.

Neste ano, houve um total de 2.862 inscrições para o prêmio. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) classifica o Fandango Caiçara como uma forma de expressão enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras. Durante os bailes, redes de diálogos entre gerações são estabelecidas com o intercâmbio de modas e passos, viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças.

Prêmio Culturas Populares

Todos os anos o prêmio escolhe uma pessoa de relevância dentro do âmbito da cultura popular para homenagear. Nesta edição, o prêmio levou o nome de Leandro Gomes de Barros, considerado o rei dos poetas de cordel do seu tempo. Em 1976, Carlos Drummond de Andrade o chamou de “príncipe dos poetas”. Gomes nasceu em 1865, em Pombal, na Paraíba, e morreu em 1918, em Recife, Pernambuco.

Para mais informações sobre o prêmio, visitar a página: http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Festa em Ubatuba

Turistas e moradores de Ubatuba poderão conhecer mais sobre essa expressão popular com a Festa do Fandango Caiçara, que acontecerá entre os dias 8 e 10 de dezembro, e reunirá grupos de fandango também de outras cidades, como Cananeia e Iguape (em São Paulo), Guaraqueçaba e Paranaguá, no Paraná, além de um grupo de ciranda de Paraty, no Rio de Janeiro.

A programação inclui exposições, dança, contação de causo e debates que acontecerão no Sobradão do Porto de Ubatuba (praça Anchieta, 38 – Centro), além de um ato pela salvaguarda da canoa caiçara, a ser realizado na praia da Barra Seca. O evento conta com o apoio cultural da Prefeitura de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Confira a programação completa:

08/12 – Sexta-feira – Sobradão do Porto

10h00 – Abertura das exposições

11h00 – Oficinas

15h00 – Roda de conversa

17h00 – Lançamento da Campanha do FCT+10 Fórum de Comunidades Tradicionais – Angra, Paraty e Ubatuba

19h30 – Abertura oficial com a Folia do Divino de Ubatuba e Encontro de contadores de causos

20h00 – Apresentação dos grupos de dança

22h00 – Baile

09/12 – Sábado

Praia da Barra Seca

11h00 – Vivência da canoa caiçara – Ato pela salvaguarda da canoa caiçara