Novas integrantes do Conselho dos Direitos das Mulheres tomam posse

Representantes de diferentes organizações da sociedade civil e órgãos da Prefeitura de Ubatuba, bem como do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU), participaram na manhã da segunda-feira, 9, da posse de novas integrantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) para o mandato 2020/2022.

Instituído pela Lei n. 3795, de 14 de novembro de 2014, o conselho tem o objetivo de formular e promover políticas, medidas e ações para a garantia dos direitos da mulher e da igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres.

A cerimônia contou com a presença de secretárias titulares de várias pastas da Prefeitura, incluindo Elaine Pinho, da Comunicação, Dilei de Brito Nascimento, da Saúde, além da secretária adjunta de Segurança Pública e Defesa Social, Aparecida Enomoto, bem como Camila Marujo, presidenta da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Lucia Helena dos Santos Souza,
Controladora Geral do Município, e Sirleide da Silva, presidenta do Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU). O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), foi representado pelo secretário de Assistência Social, Jailton de Oliveira Santos.

“Parabenizo a secretaria de Assistência Social e o prefeito Sato pela importante iniciativa de reconstituir o conselho rumo à promoção de políticas públicas para eliminar todas as formas de abuso”, destacou a controladora geral.

A secretária de Saúde destacou que uma preocupação fundamental é com a violência contra as mulheres e os feminicídios. “Vamos trabalhar juntas e unidas, dandos as mãos umas às outras”, acrescentou.

“Trago uma saudação do prefeito Sato que nos convoca a trabalhar ativamente para que esse conselho tenha um funcionamento pleno e cumprimento todas as servidoras públicas, fundamentais para o funcionamento da máquina pública. “Escolhemos fazer esta posse próxima à data do dia internacional de luta das mulheres, 8 de março, para marcar como o conselho é importante nesse processo e para alcançar políticas que alcacem de forma efetiva as mulheres”, destacou Jailton Santos.

Após a mesa, a secretária de Saúde compartilhou sua trajetória pessoal incluindo sua decisão de estudar Medicina, a atuação em diferentes gestões seja na Saúde da Família, seja como vice-prefeita. Já a conselheira Iara Nunes Rodrigues, psicopedagoga e integrante da Associação Reviver Taquaral, destacou a importância do cuidado com o outro e de focar o trabalho junto às mulheres, crianças e adolescentes das áreas mais periféricas, principalmente negras e pobres, que são as mais afetadas por diferentes tipos de violência.

Confira como ficou a composição do Conselho:

Poder público

S.M. Assistência Social