Cadastro para vacinação de crianças já pode ser feito pelo “Vacina Já”

Os pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos já podem realizar o pré-cadastro para a imunização contra a Covid-19 pelo site: www.vacinaja.sp.gov.br. A vacinação para esse novo público teve início nesta terça-feira, dia 18, com prioridades para crianças indígenas, quilombolas, PCDs (Pessoas com deficiência) e com comorbidades graves, com laudo médico atualizado.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que o município recebeu 680 doses do imunizante pediátrico da Pfizer, aprovado desde o último dia 16 de dezembro pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A vacinação será aplicada de forma escalonada, com estimativa de imunizar 10 mil crianças em Ubatuba.

O cadastro no sistema do “Vacina Já” facilitará a logística da vacinação, garantindo mais agilidade durante o processo. O registro é opcional, mas pretende evitar filas e aglomerações. Em casos de não realização do pré-cadastro, os dados serão preenchidos presencialmente na unidade de vacinação. Para o cadastramento, é necessário ter em mãos os documentos da criança, incluindo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou número do Cartão SUS.

Uma importante orientação da Secretaria de Saúde é para que os pais ou responsáveis pela criança já providencie os documentos necessários enquanto a vacinação ainda aguarda o avanço para novas prioridades, a fim de não atrasar o cronograma vacinal.

Crianças com prioridade na vacinação

A vacinação para o público prioritário infantil se dará em Ubatuba da seguinte forma:

– Crianças indígenas e quilombolas já cadastradas no munícipio devem aguardar a visita das equipes de saúde para vacinação na própria comunidade tradicional.

– PCDs e comorbidades graves precisam procurar um dos postos de vacinação abaixo:

• UBS Cícero Gomes – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h
  • UBS Ipiranquinha – às quartas e quintas-feiras, das 9h às 15h
  • UBS Perequê-Mirim – às segundas, das 7h30 às 15h e às sextas-feiras das 8h às 12h
  • Lagoinha – vacinação na Escola Municipal Agostinho Alves da Silva, às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h

As crianças que não se enquadram nas prioridades acima devem aguardar o avanço da vacinação, conforme protocolo do governo do estado.

Confira abaixo as comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde

– Insuficiência cardíaca

– Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar

– Cardiopatia hipertensiva