Febre amarela: início de campanha em Ubatuba é antecipado mais uma vez

Com a efetiva liberação de doses da vacina fracionada contra a febre amarela pelo Ministério da Saúde, a secretaria estadual de Saúde decidiu, no início da tarde desta quinta-feira, 18, antecipar mais uma vez o início da campanha de vacinação. Agora, ela começará em Ubatuba na quinta-feira, 25 de janeiro.

A logística da campanha está sendo organizada pela Vigilância em Saúde em conjunto com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Caraguatatuba e a Atenção Básica municipal. Um total de 37 mil doses fracionadas e 1.500 doses padrão serão destinadas a Ubatuba para todo o período da campanha.

Preparação logística

Todas as unidades de saúde oferecerão a vacina em dias e horários que estão sendo definidos em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A estratégia prevê ainda o funcionamento de algumas unidades em horário estendido a partir do dia 29. A lista detalhada de locais e horários será divulgada em breve.

Para preparar as equipes de ESF, a Vigilância em Saúde organiza uma reunião emergencial na sexta-feira, 19, incluindo todos os integrantes da rede de saúde, desde a atenção básica até a especializada, para dar orientações gerais e explicar toda a logística da campanha.

Uma capacitação para toda a equipe da Atenção Básica e dos Pronto-Atendimentos sobre o protocolo para manejo das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) já foi feita em dezembro e toda a equipe está atualizada de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde.

Enquanto a campanha não começa, a vacinação em dose integral continua a ser aplicada nas unidades de saúde sob agendamento prévio para as pessoas que viajam para áreas endêmicas da doença ou que necessitam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

Dias “D” de vacinação: 3 e 17 de fevereiro

A campanha terá dois “D” de vacinação, nos sábados 3 e 17 de fevereiro. Nessas datas, os postos de saúde de Ubatuba abrirão das 8 às 17 horas para imunizar a maior parte da população.