Poder Executivo Municipal

Chuvas deixam Ubatuba em estado de atenção nesta terça-feira, 04

Chuvas deixam Ubatuba em estado de atenção nesta terça-feira, 04

As chuvas da noite da última segunda-feira, 03, fizeram com que algumas regiões de Ubatuba ultrapassassem o índice de 100 mm de chuva no acumulado de 72 horas, o que coloca o município em estado de atenção.

A região Sul do município foi a mais atingida, e os bairros com maior índice de chuva são Araribá (258,69 mm), Sertão da Quina (214,03 mm)), Lagoinha (179,48 mm) e Maranduba (202,28 mm). A Defesa Civil de Ubatuba efetuou a retirada de uma família e auxiliou duas famílias que estavam em alagamento na rua, sendo duas da Maranduba e uma do Araribá. Todos foram encaminhados para casas de parentes. A operação teve apoio do Corpo de Bombeiros, que auxiliou na retirada com o bote.

As regiões Centro-sul e central também estão com índices elevados. Para os moradores em regiões propensas a deslizamento de massa/ terra (devido ao solo encharcado), que podem ocasionar danos em residências, a Defesa Civil orienta que, diante de qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado, acionem ajuda pelo telefone 199.

Além disso, é importante lembrar que em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar as áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta que até sexta-feira,07,  devido a uma combinação de sistemas meteorológicos, há previsão de chuvas para todo o Estado, sendo os maiores acumulados no interior. Atenção especial para locais, que incluem Vale do Paraíba e Litoral Norte, que são regiões mais vulneráveis.

No alerta, também consta que precipitações podem trazer rajadas fortes de ventos, descargas elétricas e granizo em pontos isolados, o que acarreta transtornos, como deslizamento de terra, alagamentos, enxurradas e tempestades com raio.

Informações atualizadas às 10h25.

Funcionario
/* * VLibras */