Dia do Brincar reúne cerca de 100 pessoas na Praça 13 de Maio

A manhã do último sábado, 27, foi marcada por muita alegria e diversão para cerca de 100 pessoas, entre familiares e crianças que marcaram presença na Praça 13 de Maio. O local foi sede do Dia Mundial do Brincar, uma atividade promovida pelo Comitê da Primeira Infância, com o apoio da Secretaria de Educação de Ubatuba, para conscientizar sobre a importância das brincadeiras e jogos no desenvolvimento da criança e envolver a família nesse processo.

O Dia Mundial do Brincar é comemorado no dia 28 de maio, entretanto, a escolha da data

para a celebração em Ubatuba foi baseada em uma data em que a interação das famílias fosse maior. O objetivo da data é valorizar o direito ao brincar e reforçar a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças. Por isso, foram realizadas atividades como amarelinha, boliche, cantinho da leitura, brincadeiras com cordas, jogo da velha e bolinha de gude, além de uma contação de histórias, intitulada “A Escada de Jacob”, do grupo Mamulengo de Si Mesmo, com o professor Oscar do Nascimento.

Segundo o Comitê, o evento superou todas as expectativas, tanto no número de pessoas participantes, tanto no formato. “Estamos felizes, pois a participação da comunidade foi ativa e recebemos várias mensagens de agradecimento, nos dando um retorno positivo, pois eventos dessa natureza não são muito comuns e são muito necessários”, avaliaram as articuladoras do Comitê.

“Foi um momento muito rico de interação dos pais com os filhos. Proporcionar isso foi muito gratificante para o Comitê e já estamos pensando em como realizar ações como esta mais vezes”, acrescentaram as organizadoras.