Prefeitura esclarece dúvidas mais comuns sobre a vacinação contra a Covid-19

Quando começa a campanha?

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 começou no domingo, 17 de janeiro de 2021, com o anúncio oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de autorização temporária de uso emergencial da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina Covishield, produzida pela farmacêutica Serum Institute of India, em parceria com a AstraZeneca/Universidade de Oxford/Fiocruz.

Como será feita a vacinação?

A vacinação será feita de forma gradual. Na primeira fase, serão imunizados os trabalhadores da saúde, pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas), pessoas maiores de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e indígenas vivendo em terras indígenas demarcadas, conforme forem sendo disponibilizadas doses da vacina.

Qual a população-alvo da vacinação?

Os grupos prioritários de vacinação na primeira fase são os seguintes:

• Trabalhadores da saúde
  • Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas)
  • Pessoas com Deficiência com 18 anos de idade ou mais, vivendo em residências inclusivas (institucionalizadas)
  • Indígenas com 18 anos ou mais vivendo em terras indígenas

Nas demais etapas, serão vacinados os seguintes grupos:

• Pessoas de 60 anos ou mais
  • Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas
  • Grupo com morbidades
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade.
  • População privada de liberdade
  • Pessoas em situação de rua
  • Forças de Segurança e Salvamento
  • Forças Armadas
  • Trabalhadores da educação
  • Pessoas com deficiência permanente grave
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso
  • Trabalhadores Portuários
  • Trabalhadores de Transporte Aéreo
  • Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
  • Trabalhadores de Transporte Aquaviário

Já posso ir a uma unidade de saúde?

Não. Ainda não há previsão de calendário de convocação dos demais grupos da população-alvo. Neste primeiro momento, a vacinação será feita de forma fechada, junto aos grupos da primeira fase mencionados anteriormente e, mesmo nestes grupos, haverá uma priorização de ordem já que há escassez de doses neste momento.

Conforme formos recebendo novos lotes de doses, a vacinação será ampliada para mais grupos dentro das prioridades já definidas pelo Ministério da Saúde.

Quantas doses a cidade deve receber?

Esse dado ainda está incerto. Segundo informe mais recente da secretaria estadual de Saúde, Ubatuba receberá 840 doses na primeira leva de entrega e todas elas serão aplicadas. Após 21 dias e o recebimento de novos lotes da vacina, será aplicada a segunda dose.

Qual a previsão de chegada da vacina em Ubatuba para a primeira fase?

Na reunião mais recente, a previsão que a secretaria estadual de Saúde deu para chegada da vacina em Ubatuba é 21 de janeiro. Assim que chegarem as doses, será iniciada a vacinação dos grupos prioritários em um trabalho conjunto realizado pelas equipes da secretaria municipal de Saúde, da Santa Casa e de saúde indígena. Serão vacinados os profissionais de hospital, SAMU, posto de coleta, dois serviços de pronto atendimento, além das três aldeias indígenas e os residentes do Lar Vicentino de idosos. Em caso de número insuficiente de doses, serão vacinados primeiramente os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19.