Ubatuba permanece na fase amarela para virada do ano

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, e a prefeita eleita, Flávia Pascoal, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 28, juntamente com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e a equipe de transição do novo governo para analisar a situação de Ubatuba na virada do ano.

Em comum acordo, foi deliberada a permanência na fase amarela com a fiscalização intensificada.  O executivo reforça que não há previsão de fechamento das praias, mas voltamos a lembrar que, como se trata de uma doença contagiosa, que depende do bom senso das pessoas em colaborar com evitar sua disseminação, acaba se tornando inconstante.

Mais uma vez, a Prefeitura faz questão de destacar que o coronavírus não foi controlado e solicita que turistas e moradores tenham consciência de que é necessário evitar aglomeração, higienizar as mãos e fazer o uso de máscara.

Até o momento, quatro leitos de UTI da Santa Casa de Ubatuba estão ocupados com pacientes de Covid-19.  No total, a capacidade de leitos da Santa Casa, atualmente, é de 10 UTIs e 20 de enfermaria.

No sábado, 26, foi registrada mais uma morte causada pelo coronavírus na cidade, totalizando, até o momento, 47 óbitos confirmados

Confira um resumo do funcionamento dos serviços em Ubatuba:

Seguem vigentes os protocolos de ocupação e horário já estabelecidos no Município, que são mais abrangentes que do estado de São Paulo

*Comércio em geral

-todos os dias da semana, inclusive em feriados prolongados, até as 23 horas;

– 60% de ocupação máxima do espaço reservado ao público/clientes, de acordo com a metragem quadrada de cada estabelecimento, devendo constar em lugar visível para os órgãos de fiscalização a lotação máxima do estabelecimento.

-obrigatório uso de máscaras e álcool em gel.

*Meios de hospedagem

Permitido atuarem em sua capacidade normal, restringindo o acesso aos espaços de áreas comuns à 60% da capacidade total, observando protocolo específico ao setor;

*Quiosques e ambulantes

Funcionamento com protocolos da vigilância sanitária –   uso de máscaras, da disponibilização de álcool gel, distanciamento e da capacidade de 60% 30%.

*Restaurantes e bares

-60% de ocupação, sem aglomeração, respeitando o horário até 23 horas;

– obrigatório o uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel

*Praias

– liberação do acesso ao uso das praias e ilhas do Município de Ubatuba, todos os dias da semana, respeitados os protocolos sanitários e de distanciamento de no mínimo 6 (seis) metros entre grupos familiares;

*Eventos particulares

Somente poderão ser realizados com ocupação máxima de 60% da capacidade local, com controle de acesso e hora marcada, respeitando os protocolos sanitários, uso de máscaras e distanciamento social, inclusive com a utilização de medidores de temperatura, evitando-se a formação de filas do lado externo do local.