Vila Picinguaba promove cadastramento de barqueiros

Na última segunda-feira, 07, a comunidade da Vila Picinguaba, juntamente com o Fórum de Comunidades Tradicionais, promoveu uma ação de cadastramento dos barqueiros que já trabalham com transporte para a Ilha das Couves.

Esse é um dos desdobramentos das reuniões que vem sendo realizadas com o objetivo de cumprir uma proposta de Termo de Uso Sustentável (TAUS) enviada para o Ministério Público Federal (MPF), elaborada em conjunto pelas associações da Comunidade da Vila Picinguaba com apoio do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), que formaram um Grupo de Trabalho de Turismo de Base Comunitária (GT TBC Picinguaba/Ilha das Couves). O documento não se restringe somente à gestão da Ilha Das Couves, mas visualiza o desenvolvimento de Trabalho de Base Comunitária (TBC) da comunidade no geral.

De acordo com o secretário de Turismo, Potiguara do Lago, “a proposta não é só de cumprir as condicionantes solicitadas pelo MPF, mas também implantar novos roteiros e ações na Vila, ações essas que serão complementares à organização da Ilha Das Couves”.

Ele ainda explicou que a sugestão do GT TBC Picinguaba/Ilha das Couves prevê várias frentes de trabalho, como a organização de venda de voucher único, organização e proposta de gestão do resíduo sólido, dentre outras.

A ação contou com a presença de diversos setores da Prefeitura, como as secretarias de Turismo, Fazenda, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Companhia Municipal de Turismo, além da Marinha do Brasil – todos colaborando com a organização e o cadastro, conferindo todas as documentações para o sucesso da iniciativa.

“A presença da Comtur foi fundamental para tirar dúvidas sobre a entrada de veículos coletivos turísticos em Ubatuba. Além disso, a participação da Prefeitura contribuiu para estreitar a relação entre o órgão e a comunidade”, frisou Potiguara.

Rafaela de Castro Paula, moradora da Vila, avaliou o cadastramento positivamente. “Fiquei muito feliz em ver que todos querem o melhor pra Vila e pra Ilha, e que estamos conseguindo plantar a sementinha da união lá no fundo da cabeça ou coração  de cada um. Isso mostra que estamos no caminho certo.  Gratidão por fazer parte desse grupo e ajudar na construção de tudo isso”, comemorou.

“É muito importante a união de todos os envolvidos na questão da Ilha das Couves. As instituições, como Prefeitura e Marinha assumindo seu papel fundamental na parceria do processo de ordenamento do uso púbico da Ilha das Couves; o protagonismo da comunidade da Picinguaba, com o apoio do FCT, na construção de um projeto de Turismo de Base Comunitária para a Ilha… O conjunto desses esforços contribui muito para que, finalmente, a Ilha possa ser cuidada da melhor forma possível”, concluiu o articulador do FCT, Santiago Bernardes.

Turismo de Base Comunitária

O Turismos de Base Comunitária-TBC é uma forma de turismo incentivada e trabalhada pelo Fórum de comunidades Tradicionais-FCT, no qual as comunidades tradicionais são protagonistas na gestão e operação do turismo em seus territórios. A iniciativa da comunidade caiçara de Picinguaba busca através do TBC e parcerias alcançar a sustentabilidade na gestão da Ilha das Couves.

Cadastramento Barqueiros_Picinguaba (1)