Poder Executivo Municipal

Ubatuba é finalista do Prêmio Cidades Excelentes por pilares Educação e Bem-Estar

Ubatuba é finalista do Prêmio Cidades Excelentes por pilares Educação e Bem-Estar

Ubatuba está entre as 30 cidades paulistas finalistas da primeira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila. A premiação foi criada para prestigiar os bons gestores municipais de todo o país. O anúncio dos vencedores da etapa estadual será feito na noite desta quarta-feira, dia 20, na sede da TV Bandeirantes, no bairro do Morumbi, na capital paulista. Todas as 645 cidades paulistas foram avaliadas e apenas 30 foram selecionadas para o prêmio.

A plataforma IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), criada pelo Instituto Aquila, é a primeira Big Data do país a acompanhar a evolução dos 5.570 municípios brasileiros. São analisados indicadores públicos ligados a cinco pilares fundamentais para o desenvolvimento das cidades: Eficiência Fiscal/Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura/Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico/Ordem Pública.

Segundo o presidente executivo do Grupo Aquila, Raimundo Godoy, as cidades são selecionadas após minuciosa avaliação de dados obtidos no portal da transparência. “As informações são obtidas nas fontes primárias, com dados repassados ao  sistema pelas próprias prefeituras. Nós vamos lá nas fontes primárias e trazemos para nossa plataforma”, afirmou.

Ele informou que os dados da plataforma são analisados e as cidades pontuadas. A escala vai de 0 a 100. Até 50 pontos, a cidade é considerada em situação crítica; de 50 a 65 pontos, em desenvolvimento; entre 65 a 80 pontos, desenvolvida; e acima disso é considerada uma cidade excelente.

Educação de Ubatuba obteve índice IGMA 80

A Educação de Ubatuba obteve índice IGMA 80,00 e a Saúde e o Bem-Estar IGMA 70,08, portanto a cidade foi considerada desenvolvida pelos critérios do instituto. Os pilares Eficiência Fiscal/Transparência e Desenvolvimento Econômico/Ordem Pública obtiveram IGMA 56,81 e 53,41, respectivamente. A média entre os índices ficou em 60,83. Todas as cidades brasileiras são inscritas automaticamente

O prêmio promovido pela Band, em parceria com o Instituto Áquila, vai reconhecer os municípios que alcançarem os melhores índices no país. Todas as cidades brasileiras são inscritas automaticamente, mas as prefeituras podem também enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos.

Após a premiação estadual, as cidades irão participar da etapa nacional que terá seis categorias, os mesmos pilares do IGMA (Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública), além da vencedora no ranking geral.

Os municípios serão divididos em três grupos, menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Primeiro, serão conhecidas as dez melhores cidades por estado. As três primeiras de cada categoria vão disputar o prêmio nacional que será entregue em Brasília

.

/* * VLibras */