Poder Executivo Municipal

1400 pessoas participam da aula inaugural da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba

1400 pessoas participam da aula inaugural da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba

Aproximadamente 1400 pessoas entre gestores, professores, agentes educacionais e monitores de alunos participaram da aula inaugural de 2020 da Rede Municipal de Educação de Ubatuba, realizada na última segunda-feira, 03 de fevereiro.

Para atender todo esse público, o local escolhido foi o Teatro Municipal “Pedro Paulo Teixeira Pinto”, que teve seus lugares ocupados nos três períodos em que aconteceu o evento.

Os períodos da manhã e da tarde foram dedicados aos professores, que foram recepcionados ao som do grupo “Sons da Lira”, conjunto musical composto por membros da Banda Lira Padre Anchieta e que interpretam canções da música popular brasileira.

Em todos os períodos, a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama, fez uma explanação, com dados atualizados, sobre assuntos como o orçamento da secretaria de educação, alimentação escolar, transporte escolar, manutenção, índices de aprendizagem e avaliação dos funcionários sobre as ações da pasta. Ela finalizou apresentando a página da secretaria de Educação na Internet, que está hospedada no site da Prefeitura e que servirá como fonte de informação direta à população.

 

Palestra e apresentação

Dr. Augusto César Maia foi o convidado escolhido especialmente para o evento. Com o tema “A identidade, autoimagem e autoestima do educador”, o psicólogo, escritor e palestrante falou sobre a construção da identidade do educador, posicionando, de maneira sócio-histórica, o papel do educador nos vários períodos da história humana, até chegar aos dias atuais.

A parte lúdica/cultural ficou por conta do músico Chico Teixeira, que cantou e encantou com sua participação, pontuando a importância de incluir a música no trabalho pedagógico das escolas, alternando sua fala com apresentação de grandes sucessos da Música Popular Brasileira, como “Romaria” e “Tocando em Frente”.

 

Agentes Educacionais, Monitores e Estagiários

O período da noite foi especialmente dedicado aos agentes educacionais, monitores de escola e estagiários que pertencem à rede.

Eles também foram recepcionados pelo grupo “Sons da Lira” e, em seguida, o evento teve início com a formatura de 350 agentes educacionais que participaram, ao longo do ano de 2019, do curso de “Primeiros Socorros” ministrado pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de Ubatuba.

Durante sua fala, a enfermeira e coordenadora do SAMU, Jussara Ribeiro, destacou a importância de estar preparado para a eventual necessidade de usar técnicas de primeiros socorros até a chegada do resgate e de como estava orgulhosa em ter participado da formação de tantas pessoas, que agora estavam “aptas a salvar vidas”.

Pollyana Gama iniciou sua fala com uma dinâmica, envolvendo boa parte dos presentes. Em seguida, fez a explanação sobre a pasta e as expectativas para 2020.

A palestrante da vez foi a professora Luciana De Oliveira Rocha Magalhães, que falou sobre “A importância do apoio escolar: desafios e possibilidades”.

Com 20 anos de experiência administrando uma escola inclusiva, Luciana é atualmente membro do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Taubaté e professora em nível de graduação e pós-graduação na área da pedagogia, além de cursar Doutorado na área de Psicologia da Educação na PUC de São Paulo.

Funcionario
/* * VLibras */