Poder Executivo Municipal

Secretaria de Educação inicia construção de Currículo Municipal

Secretaria de Educação inicia construção de Currículo Municipal

A secretaria de Educação de Ubatuba está dando continuidade à implantação do Currículo Paulista no município, bem como às diretrizes municipais que irão compor o Currículo Municipal.

Para isso, foi necessária a formação de um Grupo de Trabalho (GT), formado por representantes da equipe técnica da secretaria, que deve se reunir mensalmente. O primeiro encontro aconteceu na última terça-feira, 11.

O GT é composto por supervisores e coordenadores; gestores escolares: diretores e coordenadores da Educação Infantil ao Ensino Médio; professores de todas as modalidades contempladas pelo município; representantes de territórios: quilombola, caiçara, indígena e imigrantes; parceiros de Parques e outras instâncias que desenvolvem a educação ambiental e Conselhos Municipais (CME, CMDCA, COMAS e CAE).

Já os dias 12 e 13 foram reservados ao estudo e preparação dos coordenadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com o objetivo de levar questões sobre a composição do currículo aos professores de suas unidades.  Os gestores da rede municipal também já participaram da sua primeira formação de 2020.

Currículo Paulista

Os municípios do Estado de São Paulo estão se organizando para a implementação do Currículo Paulista, por meio das formações oferecidas pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em parceria com as delegacias de Estado e secretarias Municipais de Educação. Esses encontros são mensais e trazidos aos municípios por meio dos responsáveis pela implementação local: gestores escolares e equipe técnica das secretarias.

Atualmente, os municípios estão na fase de estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere aos percursos que facilitam a compreensão e consolidação de frentes como: educação integral, projeto de vida, direitos de aprendizagem, campos de experiência, grupos de trabalho, projetos, territórios, habilidades e competências, uso dos planos de aula e semanários. Vale ressaltar que todos esses são instrumentos vinculados ao Currículo, que também contempla a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

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