Poder Executivo Municipal

Jubileu de Ouro da EM Tancredo homenageia figuras importantes para história da Escola

Jubileu de Ouro da EM Tancredo homenageia figuras importantes para história da Escola

Para comemorar os 50 anos da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, foi elaborada uma programação com ações visando enaltecer a dedicação dos que fizeram história para que hoje a unidade fosse referência em tantos âmbitos da sociedade.

Além disso, a organização também buscou estratégias para envolver os alunos a fim de demonstrar todo o significado do Jubileu de Ouro e delegar às futuras gerações que possam dar continuidade às atividades que fazem da EM Tancredo referência.

Como início da celebração, houve o descerramento de uma placa alusiva à data logo no saguão de entrada da unidade, ao lado da galeria de ex-diretores e das placas comemorativas aos 25 e 40 anos. Participaram da cerimônia, realizada às 15h30 desta segunda-feira, 06, o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), a secretária de Educação de Ubatuba, professora Pollyana Gama, o diretor da EM Tancredo, Jayro Bento Rodrigues e alguns alunos da unidade.

Noite de homenagens

À noite, o Teatro Municipal foi palco das homenagens aos professores e funcionários aposentados, ex-funcionários e ex-diretores, professores e fundadores da EM Tancredo. Após um vídeo que, exibindo fotos antigas, fez os presentes voltarem no tempo, uma apresentação musical com o ex-aluno Marcelo, mais conhecido como Tchello Monte Claro, emocionou a todos.

Representando o prefeito Sato, a secretária de Educação falou sobre sua satisfação em participar de um momento tão especial. Ela comentou sobre a trajetória da escola, valorizando os profissionais responsáveis em levar o trabalho adiante, lembrando os desafios da área educacional e salientando a importância de uma equipe comprometida.

“ A escola tem algo que muitas unidades de outras cidades não têm, que é uma atuação até no âmbito internacional por meio do Projeto Ubatuba Sat, fazendo com que projete, também, a cidade de Ubatuba de forma extremamente positiva e seus talentos”, enfatizou.

Pollyana ainda ressaltou o suporte da Administração Pública ao Tancredo, lembrando que “desde a Constituição de 1988, ficou estabelecido que o Ensino Médio é uma prerrogativa do Estado e não dos Municípios e, que bom que a força dessa escola, ao longo dos anos, fez com que o poder público de Ubatuba optasse por segurar firme a unidade em seu orçamento público, porque teria motivos, inclusive em Lei, para que não dar continuidade a isso, mas  Ubatuba fez essa opção e, com certeza, a fez baseada em um histórico de trabalho êxito e bons exemplos para a comunidade”, concluiu.

Gratidão

Diretor da unidade desde 2017, Jayro Rodrigues se emocionou, compartilhando com os presentes que seu sonho era poder homenagear e reunir todos os que fizeram parte da história da EM Tancredo. Além disso, ele contou os bastidores da fundação da escola, destacando a atuação dos seis jovens pioneiros que escreveram o projeto para a criação da unidade visando a população carente, que viaja longas distâncias com dificuldade em busca de conhecimento.

“Em 1969, as aulas tiveram início no prédio onde, hoje, sedia a Biblioteca, acolhendo 30 alunos. Atualmente, temos 1300 estudantes contemplando ensino do 6º ao 9º ano, Ensino Médio Integrado, Cursos Pós-Médio e, ainda, o curso Acesso para Todos – preparatório para Enem e vestibular. É um feito muito grandioso e essas pessoas não poderiam deixar de ser homenageadas”, disse.

Rodrigues ainda pontuou que essa foi a maneira que encontrou de retribuir as oportunidades que a vida lhe deu. “Sempre estudei em escola pública, tanto Estadual como Federal em por isso, meu dever é retribuir tudo o que me foi feito na cidade em que eu escolhi”, finalizou.

O professor Cândido de Moura, que atua há 37 anos na unidade, falou sobre a importância do Ubatuba Sat, apontando que poucas escolas municipais de Ensino Médio possuem trabalhos pioneiros como este. Moura ainda comentou que, este ano, a quarta turma do Ensino Médio Integrado Min embarcará para um intercâmbio na  Pine Manor College English Language Institute, nos Estados Unidos.

O vereador Rochinha do Basquete representou a Câmara de Vereadores e citou sua relação com a escola, onde seu irmão mais velho e filhos estudaram.

Ao final, foram entregues as homenagens, encerrando a solenidade.

Festival de Música

Com o objetivo de inserir os alunos no contexto das comemorações, a coordenação da escola decidiu promover o Festival de Música e Paródia Escola Tancredo – Versão Jubileu de Ouro. O tema do Festival é “Os Momentos e o Tempo” e  as letras serão inéditas  –  com músicas em composições inéditas ou paródias. O Festival acontece no sábado, 11 de maio, partir das 19h30, na Escola Tancredo.

 

Funcionario
/* * VLibras */