Prefeitura de Ubatuba e Setur fiscalizam atrativos turísticos

A Prefeitura de Ubatuba e a secretaria municipal de Turismo, com o apoio da secretaria de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal, diretoria de Fiscalização de Postura e Polícia Ambiental Marítima, realizaram a primeira ação conjunta de fiscalização de atrativos turísticos no último sábado, 18. O primeiro local a ser inspecionado foi a Ilha das Couves.

O objetivo foi observar o local, que enfrentou diversos problemas na temporada 2016/2017, tais como acampamentos irregulares, realização de churrasco, excesso de pessoas e trânsito excessivo de barcos. Essas ações trouxeram sérios transtornos à Ilha e à Vila de Picinguaba, fato relatado por moradores,turistas e divulgado em redes sociais e na mídia local.

A primeira ação do grupo ao chegar à Ilha foi desmontar uma estrutura para acampamentos, proibida por Decreto Estadual e Lei Municipal.

A triagem e conscientização de cerca de 60 turistas também fez parte da operação. Ao caminhar pelas duas praias, o grupo informou o motivo da ação, ressaltando a importância de preservação do local principalmente com relação ao  lixo deixado pelos visitantes.

“É importante ressaltar que a Ilha conta com placas explicativas quanto à proibição de acampamento, animais na praia e churrasco, portanto, não se pode falar em desconhecimento das Leis por parte dos turistas”, afirmou o diretor de eventos e receptivo da Setur, Marcos Roberto dos Santos.

Durante a visita, também foi reforçada junto aos barqueiros e à população local a necessidade de discussão de um novo processo de visitação ao atrativo, principalmente, visando garantir a preservação do local.

Apesar de não haver registros de ocorrência, a ação foi classificada como positiva e necessária por todos os envolvidos.  “Precisamos solidificar as ações conjuntas, não só quanto à fiscalização dos nossos atrativos turísticos naturais, mas fortalecendo nossos trabalhos junto às comunidades tradicionais, oferecendo subsídios para uma discussão mais aprofundada de nossas responsabilidades, preservação e equilíbrio ambiental das riquezas naturais e a consciência de que turismo queremos ter”, acrescentou Santos.