Poder Executivo Municipal

Ambulatório de Infectologia amplia atendimento para prevenção de aids, sífilis e hepatites

Ambulatório de Infectologia amplia atendimento para prevenção de aids, sífilis e hepatites

Mais uma conquista para a saúde de Ubatuba. O Ambulatório de Infectologia de Ubatuba foi reorganizado e agora passa a funcionar como Centro de Testagem e Aconselhamento na prevenção de doenças de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, qualquer pessoa poderá realizar testes rápidos de detecção dos vírus do HIV, sífilis e hepatite B e C. O atendimento é por ordem de chegada. Não é preciso solicitação médica, nem marcação de consulta anterior. Basta comparecer ao local e solicitar a realização dos testes.

“O teste é sigiloso e feito por uma equipe experiente em executar a testagem. Anteriormente o funcionamento era parcial e é a primeira vez que o espaço abre todos os dias para a realização desses exames. Trata-se de uma conquista muito importante”, explica Patricia Sanches, diretora da Vigilância em Saúde.

O ambulatório fica na rua Antônio Silva Balio, 44 – Centro.

Dados parciais da Campanha Fique Sabendo 2019

Entre os dias 2 e 7 de dezembro, as equipes de Saúde de Ubatuba participaram da 12ª Campanha Estadual de Testagem Fique Sabendo. Testes rápidos contra HIV e sífilis foram ofertados em diferentes unidades de saúde e pontos da cidade. Dados parciais dos resultados da campanha mostram que, de um total de 267 pessoas atendidas, foram detectados: 2 testes de HIV positivos, 4 testes de sífilis positivos e 1 teste de hepatite C positivo.

O teste de HIV é confirmatório e os demais testes foram de triagem, ou seja, há necessidade de confirmação com exames laboratoriais adicionais.

 

Funcionario
/* * VLibras */