Poder Executivo Municipal

Vigilância em Saúde divulga novo calendário após antecipação da vacinação contra a Covid-19

Vigilância em Saúde divulga novo calendário após antecipação da vacinação contra a Covid-19

*Nova atualização em 15/06: mudança de polo
*Matéria atualizada em 14/06, após novo anúncio do governo estadual de antecipação da vacina para pessoas a partir dos 50 anos.

A equipe da Vigilância em Saúde de Ubatuba se reuniu na tarde de quarta-feira, 9, com o diretor técnico do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Maurilio Bianchi, e recebeu a notícia da antecipação do calendário de vacinação contra a Covid-19 pelo governo do Estado para vários grupos.

Uma das principais mudanças é a antecipação e ampliação da vacinação de professores das redes pública e privada de educação básica, que vai abranger já os profissionais a partir dos 18 anos até os 46 anos de idade.

A imunização desse grupo será realizada entre os dias 14 e 18 de junho na sede da ETENF – Escola Técnica de Enfermagem, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 – em dias específicos para profissionais que atuam na creche, educação infantil, fundamentais 1 e 2, ensino médio e EJA. É obrigatória a apresentação de certificação com QR code emitido a partir de cadastro no site Vacina Já Educação e validação por parte da diretoria da unidade escolar.

Atenção: os trabalhadores da educação de ensino superior neste momento não estão contemplados.

A ETENF fica na rua Cunhambebe, 468 – Centro. A secretaria municipal de Educação incentiva todos os profissionais das redes pública e privada a doarem também 1 quilograma de alimento não perecível, a ser destinado às comunidades carentes cadastradas junto à Assistência Social do município.

Pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades*

A antecipação da vacinação contra a Covid-19 também incluirá pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos, sem comorbidades. A Vigilância iniciará a vacinação desse grupo a partir do dia 16 de junho nos quatro polos de vacinação em primeira dose disponíveis na cidade: Perequê-Açu e Maranduba, às segundas e terças, no horário das 8h30 às 16h30, e Ipiranguinha e salão da Igreja São Francisco, às quartas e quintas, no horário das 8h30 às 16h30 e das 17h às 21h. Confira os endereços:

Centro: Igreja São Francisco av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247

Ipiranguinha: Rua da Assembléia, 114 – 3836-2652

Maranduba: Rua do Engenho, s/n – 3849-5440

Perequê-Açu: Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 1218 – 3833-4152

Gestantes e puérperas sem comorbidades

No caso de mulheres gestantes e puérperas sem comorbidades, não será mais necessária a prescrição e autorização médica para a administração da vacina contra a Covid-19. Basta comparecer a um dos quatro polos de vacinação apresentando o cartão de gestante, documento com foto e CPF. No caso das puérperas (mulheres até 45 dias de pós-parto), é necessário apresentar documento com foto e CPF e a certidão de nascimento do recém-nascido.

Segunda dose

Por enquanto, a segunda dose da vacina contra a Covid-19 continua sendo realizada somente por agendamento nas unidades de referência do paciente. No caso das unidades que são polos, a vacinação em segunda dose somente é agendada nos dias em que não há atendimento para primeira dose.

Atenção: A data da segunda dose é agendada pela equipe de saúde de referência a partir da data que está na carteira de vacinação para segunda dose. Ou seja: a anotação sobre segunda dose na carteira de vacina contra a Covid-19 é referência, não é agendamento. Consulte a equipe de saúde mais próxima de sua casa para mais informações.

Calendário atualizado em 14/06 – PRIMEIRA DOSE

LOCAL: POLOS

Em andamento – Pessoas com comorbidade ou deficiência permanente com 18 anos ou +

A partir de 10 de junho – Grávidas ou puérperas com 18 anos ou + sem comorbidades

A partir de 16 de junho – Pessoas de 50 a 59 anos sem comorbidades

LOCAL: ETENF – Profissionais da EDUCAÇÃO BÁSICA de 18 a 46 anos

2ª feira, 14 de junho – Profissionais das creches

3ª feira, 15 de junho – Profissionais da educação infantil

4ª feira, 16 de junho – Profissionais da educação fundamental 1

5ª feira, 17 de junho – Profissionais da educação fundamental 2

6ª feira, 18 de junho – Profissionais do ensino médio e EJA

OUTROS GRUPOS

14 de junho – Trabalhadores do Aeroporto Gastão Madeira, às 14 horas, no local

15 de junho – Profissionais de transporte público urbano: às 9 e às 14 horas, na garagem da Verde Bus, situada à rua Praia da Justa 238, Perequê-Açu

 

/* * VLibras */