Poder Executivo Municipal

Educação de Ubatuba alerta sobre riscos do “Desafio da Rasteira”

Educação de Ubatuba alerta sobre riscos do “Desafio da Rasteira”

Atenção pais, professores e gestores: se vocês ainda não ouviram falar do “desafio da rasteira”, fiquem alertas!

Trata-se de um novo desafio das redes sociais, que tem levado crianças e adolescentes a colocarem a própria vida em risco. O Também chamada de “quebra crânio”, a “brincadeira” consiste em duas pessoas dando uma rasteira em um terceiro, levando-o a cair de costas e, em muitos, casos vindo a bater com a cabeça no chão.

Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, como a de Ubatuba, vêm orientando suas unidades escolares a não permitirem que o desafio ocorra dentro das escolas, bem como para prevenção junto aos alunos de quaisquer “brincadeiras” que comprometam o bem-estar a fim de evitar situações de constrangimento e de risco.

Casos

São vários os relatos de pessoas que ficaram desacordadas após o impacto, além da morte de uma adolescente de 16 anos confirmada, em Mossoró – RN, consequência de um traumatismo craniano resultante do desafio.

A questão vem tomando proporções tão alarmantes que Secretarias Estaduais e Municipais de

Pediatras, ortopedistas e demais especialistas alertam para a possibilidade de fraturas sérias, não apenas na cabeça, como também na coluna.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia lançou um comunicado alertando para os perigos desse desafio e orientando pais e responsáveis a conversar com seus filhos, sobrinhos e conhecidos a não participarem.

Esses desafios vêm sendo lançados frequentemente na internet, levando muitas crianças e adolescentes a se machucarem ou perderem a vida. Só nos últimos anos, famílias, escolas e autoridades tiveram que lidar com ao menos três desafios que colocavam em risco a integridade física ou a vida de seus jogadores, como a “Baleia Azul”, “Boneca Momo” e “Bird Box”.

Com informações do Correio Braziliense:

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/02/12/interna-brasil,827486/menina-morre-ao-cair-e-bater-a-cabeca-durante-desafio-da-rasteira.shtml

Fonte comunicado SBN:

https://portalsbn.org/portal/comunicado-de-utilidade-publica/

 

Funcionario
/* * VLibras */