Mais de 450 exames já foram realizados pela Carreta da Mamografia em Ubatuba

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba divulgou nesta terça-feira, 9, os dados da Carreta da Mamografia: foram 455 exames realizados desde a chegada do equipamento, no dia 24 de abril, até o sábado, 6 de maio.

O veículo que integra o programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, oferece mamografias gratuitamente e está instalado na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, altura do número 582, no Centro.

A carreta atende a uma demanda reprimida de mais de 700 mulheres que aguardavam pelo exame de mamografia no município. A maior parte das pacientes atendidas são encaminhadas pela secretaria de Saúde. Para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia, basta comparecer levando RG e cartão do SUS. Porém, há um limite de, no máximo, cinco vagas por dia para as demandas espontâneas.

“O diagnóstico precoce permite iniciar o tratamento o quanto antes o que oferece chances maiores de cura para pacientes com câncer de mama”, destaca a doutora Aparecida Enomoto, secretária-adjunta de Saúde do município.

O serviço da carreta-móvel está disponível das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, entre 9h e 12h, exceto feriados.

A carreta permanece até o dia 26 de maio, sendo que nessa data serão chamadas as pacientes que eventualmente necessitarem de exames adicionais de esclarecimento, como o ultrassom ou biópsia por agulha fina (PAAF).