Prefeitura de Ubatuba entrega nova unidade de saúde no Centro

A cidade de Ubatuba ganhou mais um presente em seu mês de aniversário. A unidade de saúde Cícero Gomes, situada na av. Thomaz Galhardo esquina com a rua Batista de Oliveira, foi entregue na manhã desta terça-feira, 23. O equipamento reunirá as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Sumaré e Umuarama, atendendo a cerca de 3.800 famílias (mais de 13 mil pessoas).

A construção do novo edifício foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, que entrou com o terreno, e o Governo do Estado, e teve o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) dentro do programa “Saúde em Ação”. A unidade foi entregue totalmente pronta, com mobiliário, equipamentos e sinalização visual. O investimento somente na UBS Centro foi de R$ 2.653.516,49.

Além do edifício no Centro, outra nova unidade será entregue no Horto, no próximo dia 30.  No total, os investimentos do programa “Saúde em Ação” somam um total aproximado de 15 milhões de reais e envolvem também a construção de dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS e CAPS Álcool e Drogas), bem como a reforma de algumas unidades de saúde.

Além do prefeito Délcio Sato, a cerimônia contou com a presença do secretário  municipal de Saúde, Roberto Tamura, e de Ricardo Tardelli, coordenador geral do Programa “Saúde em Ação”, representando a secretaria estadual de Saúde. Também prestigiaram a cerimônia o vereador Silvinho Brandão, presidente da Câmara Municipal, e os vereadores Adão Pereira , Claudinei Xavier, Júnior, Manuel Marques, Osmar Souza, Rochinha do Basquete e Wellington de Moura e a presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Elisa Araújo.

O prefeito e o secretário agradeceram o compromisso de toda a equipe de servidores da Saúde, representada pelos médicos, enfermeiros, agentes de saúde, auxiliares administrativos e tantos outros presentes. Também foi feito um agradecimento especial à família de Cicero Gomes, advogado e jornalista que dá nome à praça onde foi construída a nova unidade e que dedicou sua vida e seu trabalho a Ubatuba.

“Nossa gestão fez todos os esforços e se empenhou junto ao governo estadual para que pudéssemos concluir a obra no prazo. Queremos um atendimento em saúde cada vez mais humanizado e de qualidade”, destacou o prefeito Sato.

A nova unidade entrará em pleno funcionamento no dia 5 de novembro.