Poder Executivo Municipal

CMT promove reunião online para discutir plano de retomada do Setor

CMT promove reunião online para discutir plano de retomada do Setor

O Conselho Municipal de Turismo (CMT) realizou sua reunião ordinária na última quarta-feira, 27. Obedecendo às normas de saúde, o encontro foi online e discutiu ações que visam a retomada do setor após a pandemia do coronavírus.

O secretário de Turismo, Potiguara do Lago, elencou diversos fatores que foram analisados pelos participantes, como o perfil do turista após esse período, cenário econômico – por exemplo, a alta do dólar, e a restrição de viagens internacionais.

Outro item relevante, foi a preocupação redobrada do turista com questões de saúde, como estrutura do local para onde viaja e a possibilidade de um retorno para casa a qualquer momento. Ainda com relação à saúde, o Conselho comentou sobre os critérios para a reabertura, demonstrando a preocupação com a preservação da vida das pessoas e atentando para a necessidade de os estabelecimentos reforçarem os cuidados com a higiene e a manutenção do distanciamento, talvez, inicialmente, operando com uma carga menor de público simultâneo no ambiente, seja no ramo da hotelaria, seja na gastronomia.

Carro-chefe

Uma das principais estratégias que vem sido apontada como alternativa para o momento é a venda antecipada de pacotes agora para utilização futura, considerada a principal tendência, inclusive, pelo Circuito Litoral Norte  – o consórcio formado pelos municípios Ubatuba, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

“Nossa discussão foi pautada pelo desdobramento dos trabalhos que vem sido desenvolvidos pelo Trade e novas ações que podem surgir. Uma das ideias é promover rodadas de negócios entre os setores do Turismo para que, entre eles, possam surgir ideias para melhorias, aperfeiçoando e adaptando as sugestões neste novo cenário.  Entretanto, frisamos a venda de produtos antecipados. Com o plano de retomada, essa é a principal ação”, afirmou Potiguara do Lago.

Edital

Para viabilizar a comercialização desses pacotes de uma maneira mais eficaz, a secretaria abriu um edital para chamamento de todo o Trade: como empresas , além de e indivíduos pertencentes a Comunidades Tradicionais Caiçaras que fazem parte de Projeto de Turismo de Base Comunitária,  ofertando serviços relacionados à atividade turística no Município ,que desejarem participar do “Programa de retomada econômica do Turismo de Ubatuba”.
O edital na íntegra está disponível na página do Turismo e pode ser acessado em: http://prefeitura.ubatuba.sp.gov.br/setur/ O prazo para o credenciamento é até  20 de junho de 2020. Para saber quem pode se inscrever e mais detalhes, é possível conferir aqui .

Esse processo está sendo realizado em todas as cidades do Consórcio e, de acordo com a diretoria do Circuito Litoral Norte, após essa fase, a ação será lançada nas principais operadoras, como CVC, Decolar, Abreutur, Orinter e Interep, e tem período de utilização a ser definido de acordo com as determinações de quarentena do Estado de São Paulo. Além disso, os pacotes terão flexibilização clara em suas regras de cancelamento sem custo.

Funcionario
/* * VLibras */