Poder Executivo Municipal

Prefeitura contrata 12 médicos especialistas

Prefeitura contrata 12 médicos especialistas

Desde o início do ano passado, a prefeitura investiu pesado na melhoria da saúde pública de Ubatuba. Prova disso é que, desde março de 2013, foram contratados 12 médicos especialistas para o atendimento municipal: 1 cardiologista, 1 neurologista, 1 otorrinolaringologista, 1 endocrinologista, 1 nefrologista, 1 mastologista, 2 ginecologistas, 1 clínico geral para infectologia e mais 3 psiquiatras para a área de Saúde Mental.

Pela primeira vez na história de Ubatuba, a rede municipal conta com um quadro tão completo para o atendimento de especialidades com cerca de 25 profissionais habilitados.

Além disso, é também a primeira vez que os ubatubenses podem contar gratuitamente com médicos especializados em otorrinolaringologia, nefrologia, mastologia e endocrinologia.

Na saúde mental, as contratações permitiram uma realidade diferente no atendimento público. Contando com um psiquiatra pediátrico, a cidade passou a servir até mesmo de referência para os demais municípios do Litoral Norte.

O prefeito Maurício (PT) comemora a marca e ressalta o esforço e a importância das contratações para a cidade. “É importante dizer que, pelas diretrizes do SUS, o atendimento de especialidades é uma responsabilidade prioritária do Governo do Estado. No entanto, aqui em Ubatuba eu já sabia que não poderíamos esperar mais pelo Estado e que teríamos de investir recursos do município na contratação de especialistas para melhorar a situação da população”, ressaltou o prefeito, reforçando o compromisso de prioridade com a área da Saúde.

Uma das pacientes contempladas pelo atendimentos dos especialistas, a cabeleireira Emilia Monreal Bettencourt, 65 anos, conta que antes precisava ir a São José do Campos para ser atendida. “Agora, tenho um especialista em Ubatuba quando eu preciso. E eles são profissionais maravilhosos. Atendem você com toda atenção e até tiram sua pressão. Não é aquele atendimento frio e ruim de cinco minutos”, afirma Emilia.

“Todos sabem que herdamos uma cidade com muitos problemas em muitos setores, mas saúde é uma coisa que não pode esperar. O relato  da Dona Emilia é uma prova de que acertamos em priorizar os recursos para melhorar a vida e a saúde dos ubatubenses desde o início do ano passado. Saúde e infraestrutura são dois  problemas graves e históricos da cidade, mas fizemos a opção de priorizar a vida humana”, completa Maurício, esperando que neste ano as verbas de esferas superiores sejam liberadas, para que a prefeitura também melhore as condições das ruas e avenidas da cidade.

/* * VLibras */