
A Diretoria de Trânsito de Ubatuba deu início à programação da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre anualmente em setembro em todo o país. As primeiras ações foram realizadas em parceria com a concessionária CCR Rio-SP, com atividades voltadas ao tema “Trânsito e Meio Ambiente”.
A primeira delas aconteceu na quinta-feira, 14, com palestras educativas para aproximadamente 400 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Padre José de Anchieta.
Visando promover a educação ambiental, sustentabilidade e a tomada de decisões mais conscientes tanto em relação ao trânsito quanto ao meio ambiente, a palestras foram ministradas pelas engenheiras ambientais que integram a equipe de uma empresa que presta serviços para a CCR Rio SP, Dayana Garcia e Tainá Penazzo.
Já na manhã de sexta-feira, 15, a palestra aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto e foi direcionada a membros das secretarias da Administração Municipal. Cerca de 50 servidores puderam saber mais sobre os tipos de poluição, os impactos que elas causam no meio ambiente e conferir formas de minimizá-los.
“A gente vai primeiro trazer as pessoas para o meio ambiente, porque o meio ambiente é para todos. É trazer essa consciência: o quanto as nossas ações impactam o meio ambiente e o que podemos fazer para diminuir esse impacto negativo. Por exemplo, a gente sabe que emitir gases é um fato, mas o que dá para fazer para esse impacto não ser tão negativo? São ações como as revisões dos veículos e outras medidas”, afirmou Dayana.
Entre as consequências discutidas, foram citadas a emissão de gases poluentes, desmatamento, fragmentação de ecossistemas, poluição do solo e da água e descarte irregular de resíduos. Dayana também destacou a importância da manutenção veicular e da redução de lixo nas vias.
“Ubatuba tem essa relação com o meio ambiente porque tem 80% de mata atlântica. É uma cidade litorânea e turística, o que gera impactos socioeconômicos e ambientais. A população flutuante muda muito ao longo do ano, e isso influencia o sistema de controle ambiental, como consumo de água, produção de esgoto e de resíduos”, acrescentou.
O diretor de Trânsito, Raphael Queiroz, afirmou que as palestras uniram temas de extrema relevância e que deverão ocorrer cada vez mais, sempre abordando o máximo de pessoas possíveis. “Trânsito e Meio ambiente devem manter um constante diálogo para que haja uma sustentabilidade efetiva”, finalizou Queiroz.
A próxima ação está prevista para a próxima terça-feira, 19, dia em que será realizada uma blitz de conscientização comemorativa ao Dia Nacional do Ciclista, celebrado na data.