Poder Executivo Municipal

Santa Casa participa de congresso nacional sobre gestão hospitalar

Santa Casa participa de congresso nacional sobre gestão hospitalar

Profissionais da Santa Casa de Ubatuba estiveram em Águas de Lindóia para participar do 23º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar e do 9º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Assistência Hospitalar na Saúde Suplementar. A programação, 100% presencial e com atividades dos dois congressos e quatro oficinas, teve início na terça, 16, e terminou nesta sexta-feira, 19. Participaram, representando a instituição, o diretor técnico, Sérgio Vogel, e a diretora de risco, Dalva Garcia Vaz.

Com o tema “Porque sim, não é resposta! Faturamento, Controle e Auditoria – Solucionando conflitos através de evidências”, o congresso começou com oficinas práticas sobre gestão hospitalar, incluindo capacitações do programa “Agora Tem Especialistas”, atualização do CNES, cirurgias eletivas, faturamento no SUS e na saúde suplementar, além da aplicação da inteligência artificial e da Tabela SUS Paulista. Também foram apresentados o Plano de Ação Regional do Estado de São Paulo e debates sobre financiamento, registro de procedimentos e controle da produção assistencial.

Nos dias seguintes, os temas discutidos foram auditoria e faturamento, abordando glosas, rejeições em sistemas, matriz de risco, uso de OPMEs, ressarcimento ao SUS e a importância do prontuário como documento legal e de gestão. Houve, ainda, espaço para experiências de compartilhamento de risco, captação de órgãos e habilitação de serviços.

“O congresso teve como objetivo a qualificação e aprendizado quanto a gestão hospitalar com rigor, respeito e responsabilidade. A maior contribuição atingida foi a transformação do conhecimento em estratégias para difundirmos mais qualidade nos atendimentos por meio de inovações no sistema de Saúde, fazendo com que dados se tornem argumentos, processos se tornem garantias e auditorias sejam ferramentas de construção”, enfatizou Vogel.

Um dos temas destaques da programação foi o potencial da inteligência artificial e da regionalização para melhorar a previsibilidade financeira e eficiência das Santas Casas. “Dessa forma, estamos nos preparando para a garantia de políticas públicas inovadoras e eficientes, com efetividade e comprometimento com a Santa Casa de Misericórdia dos Passos de Ubatuba”, acrescentou o diretor técnico.

No encerramento, a principal mensagem compartilhada foi que decisões devem ser baseadas em evidências, deixando como legado práticas mais seguras, eficientes e sustentáveis para a gestão hospitalar.

/* * VLibras */