Poder Executivo Municipal

Ubatuba libera uso de máscara em locais fechados

Ubatuba libera uso de máscara em locais fechados

A Prefeitura de Ubatuba seguirá o decreto estadual nº 66.575 que libera a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em locais fechados a partir desta sexta-feira (18). De acordo com o documento, a máscara continua obrigatória em transporte público e locais de serviços de saúde.

Para o transporte público estão incluídos táxis e carros de aplicativos, bem como locais de embarque e desembarque. Nos serviços de saúde, a obrigatoriedade da máscara continua em hospitais, farmácias e clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, acupuntura e podologia. Também se entende por serviços de saúde locais de longa permanência de idosos.

O novo decreto foi publicado na edição especial do Diário Oficial desta quinta-feira, dia 17 de março. A prefeita Flavia Pascoal falou sobre a tranquilidade do município em seguir a orientação do estado. “Estamos rumando para o fim desse período tão difícil. Estamos confortáveis e tranquilos, em relação ao número de casos de Covid no município, para seguir o estado quanto à liberação das máscaras, com algumas ressalvas claro, e recomeçar a vida com muita garra e saúde”, destacou a prefeita.

Flavia Pascoal lembrou ainda sobre a importância da vacinação na cidade. “Todo esse progresso só está sendo possível pelo avanço na vacinação contra a Covid-19. Precisamos que todas as pessoas completem o esquema vacinal, principalmente das crianças em idade de imunização, para que possamos continuar seguindo em frente”, solicitou a chefe do executivo.

A secretária de Saúde, Sheila Barbosa, destaca outras situações em que o uso de máscara continua recomendado. “Mesmo com a desobrigação da máscara, o uso da proteção facial ainda é recomendado para alguns casos, como imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, idosos, pessoas que não se vacinaram ou que não completaram o esquema vacinal e qualquer um que apresente sintomas de doenças respiratórias”.

A secretária também ressalta a importância de manter a higienização correta das mãos e dos ambientes, principalmente com o uso de álcool gel, para amenizar os riscos de diversas doenças e não somente da Covid-19.

/* * VLibras */