Guarda Civil Municipal de Ubatuba participa de curso de Técnicas de Ensino Policial

Entre os dias 11 e 14 de julho, 13 representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ubatuba participam do curso Técnicas de Ensino Policial (TEP), ministrado pelo inspetor Elvis de Jesus, da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos. Jesus se disponibilizou para, de maneira voluntária, promover a capacitação desses profissionais durante quatro dias – uma carga horária total de 32 horas.

Serão abordados temas como plano de aula e unidade didática; oralidade, pensamento crítico e dicção; desenvolvimento de competências essenciais aos GCM e estratégias de facilitação do aprendizado.

O prefeito Délcio José Sato (PSD) esteve presente na abertura do curso na manhã dessa terça-feira, 11. Ele deu as boas-vindas ao inspetor Elvis e ressaltou a importância do curso, que  é capacitar os participantes a serem instrutores, que poderão multiplicar o conteúdo absorvido.

Sato ainda enalteceu o trabalho da GCM que, apesar das dificuldades, está encontrando caminhos e frisou que um deles é a qualificação.  “Tenho certeza de que cursos como esse e outras iniciativas que vamos colocar em prática vai beneficiar vocês ainda mais”, garantiu o prefeito.

O comandante da GCM de Ubatuba, inspetor Almir Rogério Feliciano de Moura, reforçou a importância de investir no aperfeiçoamento do efetivo, principalmente por saberem que estarão apoiando e trabalhando junto.

“Com essa oportunidade, estamos formando pessoas que vão disseminar o conhecimento. Hoje, o que determina sua atitude é o conhecimento, principalmente, se for na atuação como Guarda Civil. Para eu garantir a segurança de alguém, preciso saber garantir a minha”, completou.

Mais sobre o TEP

Jesus explicou que a iniciativa foi estabelecida em 2004 e tem uma trajetória extensa, pois durante os anos foi acrescentado mais conteúdo. Em 2017, foi inclusa a matéria sobre coordenação pedagógica, para permitir que os capacitados se tornassem formadores. “Ensinar é uma arte e também uma ciência”, afirmou o inspetor.

Complementando, Jesus acrescentou que, agora, as Guardas Civis possuem mais 15 competências além das básicas a que eram direcionados: bens, serviços e instalações. E, por isso, a realização de treinamentos é tão importante.

“Temos que correr e nos preparar para dar uma resposta dentro de um nível aceitável à população e ao governo”, lembrou.

Guarda Municipal TEP 2