Poder Executivo Municipal

12 atrações para visitar na região centro-oeste de Ubatuba

12 atrações para visitar na região centro-oeste de Ubatuba

A listinha mais amada do Litoral Norte traz essa semana 12 dicas de atrações bacanas para visitar na região centro oeste de Ubatuba. De antemão, já avisamos: deixamos os prédios e locais históricos para uma outra ocasião então, hoje, você vai encontrar um roteirinho bem “good vibes”.

Essa é uma região especial porque abriga desde uma das praias menos movimentadas, lindas e preservadas, até uma das praias mais populares da cidade – o “point do verão”.

Praia do Cedro (Cedrinho)

Como já mencionado na abertura desse texto, é uma praia para quem curte menos badalação aliada a uma vista incrível. A Praia do Cedro é uma das mais indicadas para a prática de modalidades aquáticas de ecoturismo – mergulho/snorkeling. Apresenta uma pequena faixa de areia branca e fofa, que dividem espaço com muitas rochas grandes por toda praia.

Cedrinho

O local não possui estrutura turística, apenas um pequeno bar de praia, por isso vá preparado e, também, não esqueça de trazer seu lixo de volta para o descarte de maneira correta.

Praia Grande

Famosa, badalada, o point do verão onde todo mundo se encontra. Conhecida por seus quiosques, condomínios e por ser um dos picos do surfe na cidade, a Praia Grande é uma das mais frequentadas na cidade, ja chegou a sediar etapas de campeonatos nacionais de Surfe profissional como o SUPER SURFE. Com certeza você já passou por ela em algum momento, pois ela não passa despercebida – é muita gente, meu povo!!!

1011-praia-grande (2)_Edit

Dica: o mirante da Praia Grande é um lugar super bacana de visitar também. De lá você avista toda a extensão da praia, além de render fotinhos bem legais.

Caisão

O Cais do Porto, também chamado de “Caisão de Ubatuba”, é um local onde as pessoas costumam ir para mergulhar e, também, para apreciar o fim de tarde. Sem contar os amantes da pesca, que marcam presença nas redondezas. A estrada que liga o Itaguá ao Caisão é um trecho que também é muito utilizado para quem curte praticar esportes como corrida ou andar de bike.

Caisão

Há quem diga – e possa até provar- que é possível avistar tartarugas marinhas dali. Mesmo se isso não acontecer durante sua visita, a paisagem já faz valer a pena…. com uma boa companhia então…. nem que seja a sua própria: é incrível!

Ponta grossa

Para se chegar ao local, é preciso passar pela praia do Tenório, Vermelha e  continuar em frente após a praia do Cedro. De lá,  possível avistar as ilhas do norte.

No local, há um farol, construído em 1932 (por se tratar um ponto estratégico), para orientar todos os navegantes de alto mar e os que estão próximo à orla.

vista do farol da ponta grossa

Coloca um “descobridor dos sete mares” na playlist e sinta a energia sensacional do lugar!

Projeto Tamar

O projeto Tamar já tem tradição no Brasil e é mundialmente reconhecido como uma iniciativa  que visa promover a recuperação das tartarugas marinhas (e ecossistema marinho e costeiro), desenvolvendo ações de pesquisa, conservação e inclusão social, aliada à educação ambiental e desenvolvimento local sustentável.

Ubatuba foi a primeira base instalada pelo Tamar em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro é o segundo maior centro de visitantes do Brasil. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte.

Tart.Marinha-480x319

Durante as férias, o local oferece uma programação específica aos visitantes, principalmente, para quem tem crianças. Mais informações Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046. E-mail: tamaruba@tamar.org.

Praça Capricórnio

Não amigos, não é um local destinado à astrologia – o nome vem do trópico de capricórnio  – que é um dos cinco principais círculos de latitude que marcam os mapas da Terra. Neste caso, ele delimita a zona tropical sul. Além de marcar o limite de inclinação dos raios solares auxiliam na localização geográfica e na compreensão sobre a dinâmica climática.

Ubatuba é a primeira cidade com concentração populacional do globo na linha do Trópico de Capricórnio – e recebe, também, os primeiros raios de sol celebrando a  chegada do verão.

Praça Capricornio_Luis Pavão

Hoje, a praça é um local de realização de eventos, confraternização e encontro de “tribos”, pois o local é propício para a prática de esportes, contando com uma pista de skate, tabelas de basquete, além de ser perto do aeroporto – que reúne paraquedismo e aviação.

Rua Guarani

Para quem quer praticidade e a sensação de estar em uma área bem urbana em meio ao clima praiano, a rua Guarani é um dos lugares mais indicados.

Ali concentram-se vários estabelecimentos, como restaurantes, bares e lojas, sem contar alguns meios de hospedagem para quem quer andar pouco e ficar próximo à região central.

Guarani2

Aconchegante, charmosa e romântica, à noite é um dos locais mais movimentados do município. É o tipo de lugar delícia, que te faz sentir em casa

Farol da Barra

Não importa se é “farol do Cruzeiro”, “farol da orla” ou “farol da Barra” (desculpa, Bahia kkkk) –  é possível acessar pela feira de artesanato, próximo à ponte do Perequê-Açú. Barra faz referência à barra ou Vila dos Pescadores, localizada nas proximidades.Muita gente gosta de ir lá para pescar, outras, só para contemplar a vista mesmo…..

Farol centro

Lugar para se visitar a qualquer hora do dia e, também, belo cenário para fotinhos

Feira de artesanato

Conhecida, também, como “feira hippie”, o conjunto de lojinhas que tem um pouquinho de tudo é um dos locais que, principalmente quem visita Ubatuba, não deixe de visitar.

Feira de Artesanato

Lá você encontra praticamente de tudo e ainda aproveita para saborear algumas guloseimas dos trailers das proximidades….

Mirante do centro

Na região central do município, a caminho do Morro da Prainha, há uma espécie de  mirante com vista para a Praia do Cruzeiro. Nele, há uma imagem de São Pedro Pescador, padroeiro dos pescadores…

MiMirante do Centro

A vista lá de cima é tão linda ♥

Poço Verde

O Poço Verde fica no bairro Horto, a estrada principal do bairro é denominada cachoeira dos macacos e, por isso, o local também ficou conhecido pelo mesmo nome. O acesso é feito por uma rua asfaltada, na altura do km 89,6, antes da ponte da Estação Experimental do Horto.

Conta-se que ali era habitado por muitos macacos. Apesar de não apresentar uma queda d’água tão exuberante, a água cristalina, as piscinas naturais e a fauna local tornam o cenário muito atraente…

cachoeira dos macacos

Pra lavar a alma, vale à caminhada…. não vale?!

Cachoeira do Ipiranguinha

Um dos bairros mais populosos e populares de Ubatuba abriga uma lindíssima cachoeira de fácil acesso.  Lá você vai encontrar águas cristalinas cuja queda formam um poço natural. É preciso atenção quanto à profundidade em alguns pontos – além disso, muita gente vai ao local pois há uma pedra que serve como uma espécie de escorregador, garantindo a diversão dos visitantes.

Cachoeira do Ipiranguinha_2

Não tem como não renovar as energias… e nos mostra, mais uma vez, que Ubatuba não é só água salgada

É amigos, estamos em um pedacinho de paraíso que reúne atrações e locais para todos os gostos e públicos então, não tem como não amar…. Mas, não basta só se apaixonar, precisamos da sua ajuda e colaboração para preservar esse patrimônio rico em cultura, fauna, flora e beleza…

Aguarde a próxima semana, que a região Norte vem aí….

Funcionario
/* * VLibras */