Prefeitura profissionaliza promoção de eventos na cidade

O Granfondo de Ciclismo aconteceu no último domingo em Ubatuba e foi um sucesso. De acordo com a Secretaria de Turismo, terminou o ciclo de provas esportivas do primeiro semestre e o foco da pasta passa a ser as festas tradicionais com shows de música popular.

“Até ano passado, o calendário adotava toda a demanda de eventos que chegava, sem nenhum critério. Nós fizemos um edital para a entrada nesse calendário. Foi feito um chamamento público, no qual participaram empresas de Ubatuba e da região, do Vale do Paraíba, muitas de São Paulo e o critério para entrar no calendário é a existência do cadastro da empresa, com CNPJ, registro, que tenha vida e, pelo menos, ter realizado três últimos eventos grandes”, explica Amábile Cecília Cursino Pereira, diretora operacional de Eventos e Receptivo da Secretaria de Turismo de Ubatuba.

A adoção dessa medida favoreceu a credibilidade dos eventos. Em 2016, foram 17 eventos (de fora) inclusos no calendário turístico, fora os organizados pela cidade. “No lançamento do calendário, a gente falou sobre a credibilidade. Muitas pessoas entraram em contato com nosso setor para saber quando terá chamamento novamente. Tem um monte de gente querendo inscrever projeto para entrar”, comemora Amábile.

Ubatuba – Turismo o ano inteiro

O slogan Ubatuba: Turismo o Ano Inteiro exprime exatamente o espírito e atuação da Setur. “O objetivo do calendário é exatamente esse, virar janeiro a janeiro. E a gente quer isso, atrair o público para a cidade. Nossa base de eventos é focada no turismo e os eventos esportivos geram uma demanda absurda”, salienta a diretora.

Ela ainda explica que, quando tem algum feriado, a Setur procura não promover eventos (que constem no calendário), pois o município não comporta a grande demanda de pessoas que esses eventos atraem, somados à presença dos turistas.

“No penúltimo final de semana foram dois eventos, 28 Praias e Rei e Rainha do Mar. A cidade estava bombando, a rede hoteleira agradecendo e os restaurantes também. Mas foi um risco, porque veio muita gente. A rede hoteleira, cadastrada na Setur, agradece. Eles ligam ou mandam e-mail elogiando e agradecendo. Quando ligamos para saber sobre o giro do fim de semana são respostas como “100%”, “casa cheia”; restaurantes e baladinhas também.  Para a gente é bom, porque está dando certo. É um trabalho de formiguinha, mas valeu à pena ficar três meses escrevendo o projeto do edital”, conclui Amábile.

Exposição

A Setur – Secretaria Municipal de Turismo promove uma exposição sobre a prova Granfondo, disponível para visitação no CIT -Centro de Informações Turísticas a partir desta terça-feira, 17 de maio.

“Como o CIT abre de fim de semana, dá para a gente fazer um braço. O cara que vem com a bicicleta, vai correr. Mas ele trouxe a esposa, o filho, a mãe, todo mundo. Então, ao invés de ficar esperando, dá uma olhada aqui”, sugere a diretora de eventos.

A mostra está aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e também aos finais de semana, das 9 às 17 horas. O CIT se localiza na av. Iperoig, 214, Centro (Tel. 12 3834-1550).