Poder Executivo Municipal

Ubatuba recolhe 80 toneladas de lixo na virada 2018

Ubatuba recolhe 80 toneladas de lixo na virada 2018

Um total de 80 toneladas de lixo foram retirados na limpeza de praias e orlas de Ubatuba no dia 1° de janeiro. A equipe da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública promoveu a ação denominada Operação Réveillon Praia Limpa, que retirou 5 toneladas a mais de resíduos em comparação à virada de ano de 2016/2017. Estima-se que 500 mil turistas tenham visitado o município para celebrar a chegada de 2018 – número maior que o dobro da população atual, que é de cerca de 100 mil habitantes.

De acordo com a secretaria, a equipe promoveu a limpeza das seguintes praias: Perequê Açu, Cruzeiro, Itaguá, Praia Grande, Enseada e Maranduba. Além disso, o município conta com a colaboração do comércio e da associação de moradores de alguns bairros para colaborar com essa limpeza.

Nas praias da Lagoinha e Toninhas, por exemplo, a ação foi realizada pelos proprietários de quiosques; já na Domingas Dias e um pedaço do Lázaro, a iniciativa foi da Associação da Pedra Verde e, na praia de Itamambuca, da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI).

Coleta de resíduos

Durante os demais meses do ano, a coleta de lixo recolhe 70 toneladas de lixo por dia – número que aumenta para 270 toneladas/dia nos meses de temporada de verão- o que implica em um acréscimo de RS 2 milhões nos gastos que cobrem a demanda.

Só na primeira semana do ano, foi computado o recolhimento de 700 toneladas de lixo (entre sábado,30 e segunda, 01) , número que, segundo o secretário da pasta, Pedro Tuzino, deve aumentar para 1200 toneladas após o fechamento total dos dados.

“Realizamos a coleta normalmente até o dia 30 de dezembro. Nesta quarta-feira coloquei cinco caminhões da secretaria para apoiar a coleta, que é realizada pela Sanepav e conta com 18 caminhões. Na segunda-feira, o trânsito travou o que acabou paralisando a coleta. Acreditamos que só conseguiremos regularizar na próxima segunda-feira, pois estamos tirando mais de 250 toneladas por dia. Além do volume triplicar, as viagens estão demorando o dobro do tempo devido ao trânsito”, justificou Tuzino.

Limpeza praias _sanepav

Funcionario
/* * VLibras */