Poder Executivo Municipal

Prefeitura inicia projeto digital para mapeamento urbano

Prefeitura inicia projeto digital para mapeamento urbano

Para aperfeiçoar e atualizar a gestão territorial do município, a Prefeitura de Ubatuba iniciou um projeto digital para mapeamento urbano, desenvolvido por meio da implantação da plataforma de geoprocessamento, conhecida como “Geopixel Cidades”.

A parceria com a empresa Digiplan fará a atualização do mapa digital urbano dos imóveis cadastrados no município, com fotos de fachada, acervo de plantas de quadras e lotes, croquis e outras informações que permitem uma visão ampliada da ocupação do solo.

“O sistema de geointeligência será um marco significativo para a cidade e garantirá eficiência, transparência e inovação na gestão municipal”, destaca o prefeito, Marcio Maciel (Marcinho-MDB).

Com a automação de processos, a plataforma disponibilizará informações geográficas e cartográficas, imagens, fotografias de campo, plantas e documentos do município armazenados em um único banco de dados, compartilhado entre os departamentos da prefeitura.

“O sistema chega para trazer mais controle de todo o território da cidade. A ferramenta permite combater a invasão de terras e crimes ambientais, monitorar áreas de risco, atualizar o cadastro imobiliário, analisar projetos de regularização fundiária”, explica o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, Benedito Altair dos Santos. “Esse banco de dados vai agilizar a execução de muitos serviços para o benefício da população”, conclui Santos.

O secretário complementa ainda que com a atualização imobiliária será possível realizar uma arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de forma mais igualitária.

“Temos a expectativa de melhorar a arrecadação municipal, mas sem aumentar a tributação, apenas corrigindo contribuintes que ainda estão fora do sistema e, que com a atualização imobiliária, serão incluídos no cadastramento”.

Evento de apresentação da plataforma

O Geopixel Cidades será oficialmente apresentado aos servidores da prefeitura em um evento realizado nesta quarta-feira, 31, a partir das 10h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O sistema já foi iniciado no município, com a catalogação e digitalização das plantas imobiliárias, e os servidores de diversas secretarias aprenderão como incluir a plataforma em sua rotina de trabalho.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, em um segundo momento, o Geopixel Cidades também será disponibilizado para a população e facilitará o acesso a diversos serviços públicos.

/* * VLibras */