Poder Executivo Municipal

Diálogo e parceria: Quilombo da Fazenda realiza pré-conferência

Diálogo e parceria: Quilombo da Fazenda realiza pré-conferência

O Quilombo da Fazenda, reconhecido como remanescente de quilombo em 2005 pela Fundação Palmares, foi o centro de um importante evento comunitário, na última terça-feira, dia 19 de março. Com a participação ativa de moradores e representantes das Secretarias da Prefeitura de Ubatuba, a pré-conferência realizada na Casa da Farinha proporcionou um espaço de discussões que buscam por compromissos efetivos do setor público para o desenvolvimento e bem-estar do território.

“A presença da prefeitura é fundamental para que as demandas não fiquem apenas no papel e que soluções se tornem realidade para beneficiar toda a comunidade”, ressaltou Dona Laura, líder comunitária do Quilombo.

Além de ser um símbolo de resistência e luta, o Quilombo da Fazenda é conhecido por sua rica história e liderança quilombola. Personalidades como o Sr. Zé Pedro – em memória, foi um dos expoentes do local e representou um papel fundamental na preservação da identidade da comunidade.

O moinho de farinha de mandioca, hoje conhecido como Roda D’água, é outro importante símbolo cultura local, além de ser um  ponto turístico da cidade.

As falas e demandas foram registradas e categorizadas pela comissão organizadora, alimentando o processo de preparação para a II Conferência, que será realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2024, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O que são as pré-conferências?

As pré-conferências são um meio de reunir as demandas prioritárias, gerais e específicas, dos povos originários e comunidades tradicionais para fomentar a criação de programas e projetos que as atendam. E, durante a conferência, que será realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, nos dias 21 e 22 de maio de 2024, validar essas propostas reunindo delegadas e delegados que representarão todos os povos e comunidades tradicionais do município.

/* * VLibras */