População ganha mais segurança com nova iluminação do Farol da Barra

Autoridades e população prestigiaram a solenidade que inaugurou a revitalização e a nova iluminação do farol da barra na noite de sexta-feira, 29.
O local é um ponto histórico e turístico não só frequentado pela população mas, também, pelos pescadores. Devido a essa importância, o farol foi revitalizado e teve a iluminação retomada, substituindo o sistema por lâmpadas de led.
De acordo com o secretário Ivanderlei Barbosa, os serviços executados consistem em troca de todo madeiramento, colocação de cimento queimado em torno do monumento, pintura do farol e do deck. Posteriormente, ainda serão feitos alguns ajustes na pintura e a troca dos bancos.
“As melhorias visam trazer mais segurança para os frequentadores do local. A iluminação de led tem garantia de cinco anos e, além disso, é um sistema mais econômico”, explicou Barbosa.
O artesão Claudinho Gulli contou um pouco sobre a história do farol e dos artesãos que se instalaram nas proximidades do ponto turístico. Ele fez uma retrospectiva e se emocionou a falar sobre a importância da feira de artesanato como precursora da tradição local.
“Parabéns por esse ponto precioso nessa cidade”, felicitou.
O secretário de Turismo, Alessandro Luís Morau, expressou a satisfação para moradores e turistas diante da obra.
“ É um novo caminho, um novo passo ter o farol iluminado. Agora, as pessoas podem visitar tanto de dia como a noite e os guarda corpos instalados também trarão mais segurança para as crianças”, pontuou Morau.
A prefeita Flavia Pascoal também compartilhou recordações particulares, como momentos em família, e também citou o comércio alimentício da região. Frisou que o local não é somente para turistas, salientando a importância dos pescadores da barra, de onde saem os barcos para pescar e para a Procissão de São Pedro Pescador.
“Estamos projetando melhorias para deixar a cidade bonita e valorizar a história e memória de Ubatuba”, afirmou Flavia.
Ela também citou a fundação da Orquestra Jovem de Ubatuba, que aconteceu na quinta-feira, 28, visualizando futuras intervenções musicais no ponto turístico. “Nosso objetivo é valorizar os artistas e dar espaço às manifestações culturais. Vamos, juntos, resgatar nossos pontos turísticos e neles colocar a arte, a dança e a cultura”, finalizou.
Ao final da solenidade, todos puderam conferir as melhorias executadas no farol.
Além dos secretários e presidentes de autarquia, também participaram da solenidade os vereadores Eugênio Zwibelberg e Rogério Frediani