Poder Executivo Municipal

Formação sobre Laboratório Móvel termina com visita técnica

Formação sobre Laboratório Móvel termina com visita técnica

A última quarta-feira, 1º, marcou o encerramento da formação dos professores participantes do Laboratório Móvel, com visitação à Feira de Ciências da EM Senhor João Alexandre, que fica no Sesmaria. O evento já é tradição na unidade e, nesta edição, trouxe temas como ondas sonoras e de transformações químicas.

Parte dos professores que integram a formação puderam acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da escola. De acordo com a coordenadora do projeto Laboratório Móvel da Secretaria de Educação de Ubatuba, Izabela de Souza, na ocasião, os profissionais puderam observar como o uso de experimentos científicos desperta curiosidade, promove a investigação e dá mais sentido às aprendizagens.

“O projeto tem justamente esse objetivo: apoiar o ensino de Ciências na rede municipal por meio de práticas investigativas que estimulem o envolvimento dos estudantes”, destacou a coordenadora.

Para os educadores, a visita à Feira foi um momento de inspiração e reflexão sobre como a ciência pode ser ensinada de forma prática, acessível e envolvente, aproximando teoria e prática em sala de aula.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Tivemos a oportunidade de ver, na prática, aquilo que vem sendo estudado durante as formações com os professores. Além disso, poder vivenciar junto aos docentes esse processo, fortalece o trabalho coletivo e mostra o quanto a formação continuada faz diferença quando chega até a sala de aula”, afirmou a supervisora do projeto, Mayriele Germano.

Formação

A formação do Laboratório Móvel aconteceu em quatro encontros, entre junho e setembro, nos quais 97 professores tiveram a oportunidade de aprender a realizar experiências de maneira interdisciplinar e contextualizada, criando condições para uma aprendizagem significativa.

Ao longo dos encontros, os professores participaram de atividades que envolveram o manuseio dos equipamentos, a realização de experimentos simples e técnicas de observação em microscópio, sempre articulados ao currículo. Também foram discutidas metodologias de ensino investigativo, planejamento de sequências didáticas interdisciplinares e estratégias pedagógicas voltadas à promoção de uma aprendizagem significativa.

“Essa abordagem favorece a curiosidade dos estudantes, incentiva a formulação de hipóteses e amplia a compreensão dos conteúdos de Ciências”, complementou Izabela.

Segundo ela, há diversos materiais disponíveis com fácil aplicação, contribuindo para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas, atrativas e alinhadas às competências previstas na BNCC.

Contexto

Desde 2022, a Secretaria de Educação vem promovendo formações voltadas ao uso do Laboratório Didático Móvel, buscando ampliar as possibilidades pedagógicas no ensino de Ciências. Entre 2022 e 2024, as capacitações foram realizadas no âmbito dos HTPCs, garantindo a introdução e o contato inicial dos docentes com o recurso. Em 2025, a proposta foi aprimorada com a realização de uma formação estruturada em quatro encontros sequenciais, para as quais a demanda registrada passou a ser espontânea, com inscrição dos docentes interessados em realizar as oficinas.

“Esse novo modelo garantiu o engajamento dos professores e ofereceu condições para que se sintam cada vez mais seguros e motivados a utilizar o Laboratório em suas aulas. Agradeço a dedicação de todos que participaram nesta turma”, finalizou a coordenadora.

/* * VLibras */