
Saúde combina com prevenção e, em Ubatuba, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações apostando nessa parceria. Na manhã desta sexta-feira,13, as equipes das unidades de Saúde da região Sul, desde o Saco da Ribeira até Tabatinga, promoveram uma ação de prevenção e conscientização no trecho da SP-55 que corta a praia da Maranduba, com cerca de 35 colaboradores atuantes.
A atividade, denominada Blitz da Saúde, ocorreu em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual e aconteceu das 9h às 10h, com abordagem de motoristas, passageiros, pedestres e turistas que circulavam pelo local.
A ação foi estruturada de forma conjunta entre as unidades, que dividiram a produção e distribuição de cerca de 500 kits contendo materiais informativos sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), política de paz no trânsito, prevenção da violência e orientações relacionadas ao período de verão. Além dos kits, também foram entregues preservativos de forma avulsa ao público abordado.
Ao todo, aproximadamente 700 pessoas foram alcançadas pela ação, considerando a entrega individual de kits para ocupantes de veículos e pedestres, além da distribuição complementar de preservativos. Parte das equipes também realizou orientação direta na faixa de areia, ampliando o alcance das informações junto aos turistas.
“Os motoristas foram super receptivos e o apoio da polícia facilitou muito o nosso trabalho. Além de receberem bem os pedestres, eles demonstraram muita curiosidade sobre a iniciativa. Parte da nossa equipe também foi à praia e distribuiu kits para os turistas, que pediram até materiais extras para levar aos conhecidos. Todos entenderam a importância da ação”, relatou a enfermeira da ESF Lagoinha, Daniele dos Santos Batista.
A proposta da iniciativa foi intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde em período de maior circulação de pessoas na região Sul, principalmente durante o Carnaval, em que a cidade recebe um grande número de pessoas e em que as pessoas, naturalmente, aumenta a exposição a infecções sexualmente transmissíveis IST/AIDS .



