Poder Executivo Municipal

Blitz da Saúde aborda cerca de 700 pessoas na região da Maranduba

Blitz da Saúde aborda cerca de 700 pessoas na região da Maranduba

 Saúde combina com prevenção e, em Ubatuba, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações apostando nessa parceria. Na manhã desta sexta-feira,13, as equipes das unidades de Saúde da região Sul, desde o Saco da Ribeira até Tabatinga, promoveram uma ação de prevenção e conscientização no trecho da SP-55 que corta a praia da Maranduba, com cerca de 35 colaboradores atuantes.

A atividade, denominada Blitz da Saúde, ocorreu em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual e aconteceu das 9h às 10h, com abordagem de motoristas, passageiros, pedestres e turistas que circulavam pelo local.

A ação foi estruturada de forma conjunta entre as unidades, que dividiram a produção e distribuição de cerca de 500 kits contendo materiais informativos sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), política de paz no trânsito, prevenção da violência e orientações relacionadas ao período de verão. Além dos kits, também foram entregues preservativos de forma avulsa ao público abordado.

Ao todo, aproximadamente 700 pessoas foram alcançadas pela ação, considerando a entrega individual de kits para ocupantes de veículos e pedestres, além da distribuição complementar de preservativos. Parte das equipes também realizou orientação direta na faixa de areia, ampliando o alcance das informações junto aos turistas.

“Os motoristas foram super receptivos e o apoio da polícia facilitou muito o nosso trabalho. Além de receberem bem os pedestres, eles demonstraram muita curiosidade sobre a iniciativa. Parte da nossa equipe também foi à praia e distribuiu kits para os turistas, que pediram até materiais extras para levar aos conhecidos. Todos entenderam a importância da ação”, relatou a enfermeira da ESF Lagoinha, Daniele dos Santos Batista.

A proposta da iniciativa foi intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde em período de maior circulação de pessoas na região Sul, principalmente durante o Carnaval, em que a cidade recebe um grande número de pessoas e em que as pessoas, naturalmente, aumenta a exposição a infecções sexualmente transmissíveis IST/AIDS .

/* * VLibras */