
A Defesa Civil de Ubatuba divulga a previsão do tempo para esta semana com base em informativo divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O boletim aponta tendência a tempo seco e queda de umidade, o que pode favorecer as queimadas. Por isso, o órgão relembra que queimadas são crimes ambientais e que a população deve colaborar com a fiscalização.
Nesta segunda-feira, 15, o tempo segue com predomínio de sol e temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar tende a ficar baixa, com possibilidade de chuviscos isolados e períodos de céu parcialmente nublado na faixa litorânea, onde Ubatuba está localizada.
Na terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, a passagem de uma frente fria pelo litoral poderá provocar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Nesses casos, a recomendação é não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.
A partir de quinta-feira, 18, o tempo volta a ficar estável, com predomínio de sol e baixa umidade do ar devido ao avanço da massa de ar seco. A condição deve se manter até sexta-feira, 19.
Ondas e maré
Ainda com base no boletim da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista, em parâmetros comparativos aplicados à região, a Defesa Civil de Ubatuba informa as condições do mar:
Previsão de ondas entre 2m e 3m, com possibilidade de ressaca em praias mais expostas ao mar aberto, como Itamambuca, Vermelha do Norte e Lázaro.
Maré com níveis entre 1,2 m e 1,3 m nos picos de maré (madrugada e início da tarde), com risco de alagamentos costeiros em áreas baixas, como Perequê-Açu, Itaguá e região central.
Já referente ao índice pluviométrico, a previsão é para volumes baixos a moderados (até 10 mm/dia), sem acumulados significativos. No entanto, devido ao relevo da Serra do Mar, podem ocorrer pancadas isoladas.
Ar seco
A massa de ar seco manterá boa parte do Estado com altas temperaturas, o que causa a queda da umidade do ar, resultando de forma significativa no aumento de incêndios,
A orientação é de não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias e não fazer queimadas para limpar terreno ou eliminar resíduos diversos. Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de 2 a 4 anos e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /9
Qualquer cidadão pode denunciar o crime contra o meio ambiente tendo seu anonimato garantido. Se você tiver alguma denúncia sobre queimada, a Prefeitura de Ubatuba orienta o contato imediato com a Polícia Ambiental.
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isolada, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Recomendações para todos os cenários
Evitar exposição prolongada ao sol nos períodos de maior aquecimento;
Redobrar os cuidados com hidratação, especialmente com crianças e idosos
Redobrar a atenção na navegação de embarcações de pequeno porte
Evitar atividades de pesca e esportes náuticos em mar agitado
Observar áreas suscetíveis a alagamentos costeiros nos horários de pico da maré
Permanecer atento a pancadas de chuva que possam provocar deslizamentos em encostas vulneráveis
Em situações de risco, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.