Poder Executivo Municipal

Ubatuba inicia Semaninha de Arte Moderna da Educação

Ubatuba inicia Semaninha de Arte Moderna da Educação

Réplicas de renomadas obras de arte modernistas, como Abaporu de Tarsila do Amaral, assim como tablets mostrando desenhos e expressões dos alunos das escolas municipais, montaram o cenário da abertura da 1ª Semaninha de Arte Moderna de Ubatuba, que aconteceu na noite de ontem, dia 4, no Teatro Municipal.

Quem chegou ao espaço encontrou esse panorama e logo conseguiu mergulhar no clima de arte criado pelo evento. Com a presença de coordenadores, professores e população em geral, a iniciativa começou com uma grande salva de palmas para os docentes de Arte e HRP que desenvolveram com seus alunos os conteúdos pedagógicos em referência à 100ª Semana de Arte Moderna – o que gerou toda a decoração do teatro e também os vídeos e apresentações de estudantes, mostrados ontem e que seguirão sendo apresentados até o dia 07, quando será encerrado o evento.

“Agradeço aos professores da nossa rede municipal e também aos profissionais dos nossos Núcleos de Inovação Tecnológica pelo esforço e dedicação em desenvolver a nossa 1ª Semaninha de Arte Moderna, com certeza será a primeira de muitas. Ubatuba respira arte e assim vamos oferecer uma compreensão básica sobre a Semana de Arte Moderna”, explicou a secretária de Educação, Fatinha Barros.

Quem também esteve presente na estreia da Semaninha foi a prefeita Flavia Pascoal que em discurso reforçou a importância da valorização das artes na educação. “A arte é a expressão de um povo e mostrar a importância disso para os nossos estudantes desde a primeiríssima infância é fundamental”, comentou.

Após abertura oficial, o evento seguiu com o espetáculo de flautas do grupo Trio de Vento e o teatro do grupo Sirinalata. A Semaninha de Arte Moderna de Ubatuba segue com apresentações até o dia 7 de julho, no Teatro Municipal.

Veja abaixo a programação completa:

Terça-feira – 5 de julho

9 às 13h – Apresentação dos alunos, intercalada com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê

Quarta-feira – 6 de julho

9h às 13h – Apresentação dos alunos intercalada, com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê

14h às 17h – Mesa redonda com os professores de Arte sobre o papel das mulheres no período Modernista

Quinta-feira – 7 de julho

9h às 13h – Apresentação dos alunos, intercalada com apresentações de dança, teatro de sombras e maculelê

De terça-feira a quinta-feira – 5 a 7 de julho

9h às 13h – Visitação das escolas à exposição “Diálogos com o Modernismo” na Setur (Secretaria de Turismo)

Ambiente na Praça Exaltação da Santa Cruz com painéis interativos de madeira, obras expostas e arte mambembe com palhaços.

/* * VLibras */