Escola Tancredo comemora Dia Mundial das Abelha com plantio de árvores frutíferas

Na próxima sexta-feira, 18, cerca de 60 alunos do Fundamental II da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, vão comemorar o Dia Mundial das Abelha com um plantio de árvores frutíferas em uma área próxima da escola – de acordo com a proposta da ENO Environment Online.

A iniciativa acontecerá em dois períodos: manhã, com alunos do oitavo ano e tarde, com estudantes do sexto ano – ambas serão acompanhadas pelos professores de Ciências e pelos alunos e um dos professores do Pós Médio Técnico em Meio Ambiente. A ação tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que vai ceder as mudas e estrutura para o plantio.

Iniciativa

A Ideia surgiu quando a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e Pós Médio da unidade, Lúcia Muniz de Souza, recebeu um comunicado sobre a mobilização de escolas para contribuir com o projeto.

O ENO Environment Online é uma rede global para o desenvolvimento sustentável e paz no planeta. Escolas ao redor do mundo estudam as questões ambientais, compartilham conhecimentos e resultados de aprendizagem e fazem pactos concretos para alcançar o equilíbrio com o planeta. É coordenado pelo Programa ENO sediado em Joensuu, na Finlândia e que possui uma espécie de “filial” no Brasil – foi ela a responsável por envolver as escolas para participar do plantio de arvores frutíferas ao entorno das escolas.

Trabalho

De acordo com Lúcia, os professores de Ciênicas trabalharam com todas as salas sobre a importância das abelhas para o meio ambiente.  “Assuntos como polinização, uso indiscriminado de agrotóxico que acaba matando as abelhas, além de toda problemática decorrente da morte de espécies”, acrescentou.

Dia Mundial das Abelhas

De acordo com o site da Organização das Nações Unidas  (ONU), o próximo 20 de maio será observado pelo órgão como o Dia Mundial das Abelhas. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Insetos podem visitar cerca de 7 mil flores por dia, atuando como agentes fundamentais ao equilíbrio dos ecossistemas. Animais também são fonte de mel e outros produtos que dão oportunidade de sustento para agricultores.

O 20 de maio foi escolhido para a data por ser o dia do nascimento de Anton Janša, esloveno nascido no século XVIII que foi pioneiro na criação e uso de técnicas modernas de apicultura.

“As abelhas polinizam a partir das arvores frutíferas, pois são elas que dão flor. Desta forma, o plantio serve tanto para a preservação do inseto como para a recuperação de uma área degradada”, afirmou Lúcia.