Poder Executivo Municipal

A Paixão de Cristo em Ubatuba: tradição, fé e cultura

A Paixão de Cristo em Ubatuba: tradição, fé e cultura

Encenação promete emocionar ao contar Via Crúcis de Jesus

Tudo começou na década de 1980, em um cenário simples e durante uma conversa informal entre dois amigos, Gracita Bello e Bado Todão. No aconchego de um sofá de vinil vermelho, os atores do grupo teatral “Tramoias e Paranoias” falavam sobre via Crúcis de Jesus e todo o sofrimento que o Nazareno enfrentou durante seus últimos momentos.

Essa conversa, que de início não tinha pretensão nenhuma, tomou forma de peça e, assim, no ano de 1987, Ubatuba recebeu a primeira apresentação do que viria a se tornar um grande e esperado espetáculo para moradores e turistas.

Desde então, a encenação cresceu em magnitude e significado. Durante 18 anos de dedicação, o grupo encenou com paixão essa passagem bíblica por meio do teatro de rua, marcando a história da cidade. “Houve encenações em que colocamos 300 pessoas na rua, 40 cavalos, uma coisa muito realista mesmo”, relembra Gracita Bello.

Após a década de 1990, a encenação passou por transformações, como por exemplo, no período do Covid 19 que foi realizada num espaço privado e transmitida on-line.  Já, este ano, a Paixão de Cristo retorna aos moldes originais, sob a direção de Bado Todão. O tema “Religare” ressoa como um convite para se reconectar não apenas com a fé, mas também uns com os outros. “É uma oportunidade para os moradores antigos reviverem memórias queridas e para os novos se envolverem em uma tradição que transcende gerações”, destaca Gracita.

A encenação promete ser mais do que um simples evento teatral. Será uma jornada emocionante, em que cada cena e gesto carregará consigo o peso dessa história de amor, fé e tradição, que poderá ser conferida no dia 29 de março, Sexta-Feira Santa, às 20h, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig.

/* * VLibras */