Poder Executivo Municipal

Inscrições estão encerradas e 150 pessoas disputam 80 vagas

Inscrições estão encerradas e 150 pessoas disputam 80 vagas

As inscrições para cursos gratuitos de formação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Ubatuba estão encerradas e agora os candidatos passam por uma espécie de triagem para ver quem fica com as vagas.

No curso de Operador de Áudio, demandado pela FundArt, foram 20 vagas oferecidas e 23 candidatos inscritos.

No curso de Cuidador de Idosos, demandado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, foram 30 vagas oferecidas e 55 inscritos.

Já no curso de Auxiliar de RH, demandado pela Fundac e o mais procurado, foram 30 vagas para 70 inscritos.

As vagas serão preenchidas respeitando o público prioritário, os pré-requisitos de cada curso e a ordem de chegada dos interessados.

O publico prioritário inclui trabalhadores em geral: agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais; pessoas com deficiência; pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA); e adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Desempregada, Rosimari da Silva, 36 anos, conta que sua intenção ao se inscrever no Pronatec é melhorar sua qualificação.

“Tenho certeza que depois do curso, vou aumentar bastante as minhas chances de me recolocar no mercado de trabalho”, avalia Rosimari.

Paula de Assis Salomão, 17 anos, recém-formada no segundo grau, espera conseguir uma vaga e posteriormente ser encaminhada para um emprego na área.

“Completei o segundo grau ano passado e o curso do Pronatec será muito importante para minha formação e também para o meu currículo”, afirma Paula.

Já para Nilda Bento Vieira, 37 anos, cozinheira, o curso chega para dar uma guinada na sua vida. “Adoro essa área e quero ter conhecimento técnico da função”, afirma Vieira.

/* * VLibras */