
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oficializou o retorno do convênio com a Liga Ubatubense de Futebol (LUF), restabelecendo um vínculo que estava interrompido desde 2016. Com a retomada, ficam viabilizados repasses públicos e o recebimento de emendas impositivas do Executivo e de parlamentares, recursos que poderão apoiar clubes, competições e ações de formação no futebol amador da cidade.
“Iniciamos, nesta terça, 30, as conversas para acertar os detalhes burocráticos do convênio. Após a oficialização, a Liga poderá receber repasses. Vamos alinhar prioridades e critérios com a Liga e as agremiações, com transparência e foco no desenvolvimento do futebol ubatubense”, salientou o secretário de Esportes e Lazer, Saulo Souza.
Segundo a LUF, o período sem convênio — causado por questões burocráticas e ajustes institucionais que culminaram em processo eleitoral para regularização — trouxe prejuízos ao futebol amador local. Com o cenário normalizado, a entidade projeta retomada firme das atividades.
“A retomada do convênio é uma vitória da modalidade e dos nossos clubes. Ela cria condições para planejamento, apoio técnico e financeiro e para um calendário mais robusto e organizado. Vamos trabalhar junto com a Secretaria para que os recursos cheguem à ponta e façam diferença”, destacou o presidente da Liga Ubatubense de Futebol, Edmundo Santana.
Calendário 2026: bola rolando o ano todo
Independente da formalização do novo plano de trabalho, a LUF já estrutura o calendário 2026, com atividades e as seguintes competições previstas:
– Juvenil
– Primeira Divisão
– Segunda Divisão
– Copa Acesso
– Feminino
– Futsal
A Secretaria informou que, nas próximas semanas, será construído com a Liga e com os clubes um roteiro de execução do convênio (critérios, prestações de contas e contrapartidas), priorizando base, organização dos campeonatos e apoio operacional às equipes.