
Mulheres de Ubatuba que estejam em situação de violência doméstica ou familiar podem utilizar o aplicativo SP Mulher Segura como ferramenta de apoio a sua proteção e acesso à rede de atendimento.
Embora o aplicativo tenha sido desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, ele está disponível gratuitamente para download em dispositivos Android e iOS em todo o Brasil, o que possibilita que usuárias em Ubatuba façam uso dos recursos de apoio e orientação quando necessário.
O SP Mulher Segura é um aplicativo criado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo e desenvolvido pela Prodesp com o objetivo de facilitar o acesso de mulheres vítimas de violência doméstica aos serviços de proteção e atendimento.
Entre as principais funcionalidades estão:
– Registro de boletim de ocorrência online: a vítima pode registrar ocorrências de violência doméstica 24 h por dia diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de deslocamento até uma delegacia;
– Botão do pânico: recurso que permite acionar, em situações de risco imediato, a Polícia Militar para atendimento urgente por meio de geolocalização do dispositivo da usuária;
– Rede de proteção: acesso a informações e serviços de apoio, como contatos de órgãos de assistência jurídica, social e da Defensoria Pública.
A ferramenta foi lançada em março de 2024 e, até o final de 2025, já registrou mais de 34 mil usuárias ativas e milhares de acionamentos do botão de pânico, com Central da Polícia Militar despachando socorro em casos de emergência.
Embora o aplicativo seja uma iniciativa estadual, a disponibilização gratuita e nacional para celulares com Android e iOS permite que mulheres que residem ou estejam em Ubatuba façam o download e utilizem os recursos de orientação e registro de ocorrência, bastando cadastrar-se com a conta gov.br. Outras funcionalidades de apoio, como a lista de serviços e contatos úteis, também estão disponíveis independentemente da localização da usuária.
A ferramenta complementar pode ser uma aliada às políticas públicas municipais de proteção às mulheres, integrando-se aos serviços já oferecidos em Ubatuba, como atendimento do CREAS, Guarda Civil Municipal e parcerias com organizações de apoio e assistência social.
“Além disso, é preciso sempre relembrar a orientação: qualquer mulher que sofrer violência sexual ou física deve procurar imediatamente a Santa Casa de Ubatuba. Lá, a equipe irá acolher e prestar toda assistência em saúde a essa vítima”, afirmou a secretária de Saúde, Simone Brito.