Poder Executivo Municipal

Saúde de Ubatuba aplica quase 6 mil doses de vacina em outubro

Saúde de Ubatuba aplica quase 6 mil doses de vacina em outubro

Outubro foi o mês em que Ubatuba comemorou seu aniversário de 388, entretanto, não é só a data que o município tem como motivo para celebrar. Durante todo o mês, o setor da Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria de Saúde promoveu campanhas de vacinação em toda a cidade, inclusive, com realização de “Dia D”, que culminou na aplicação de 5.943 vacinas no mês de outubro.

A primeira campanha foi voltada para a imunização contra o HPV, destinada a jovens de 9 a 19 anos que ainda não receberam as doses indicadas – e que foi prorrogada pelo Governo do Estado até 30 de novembro – Saiba mais em https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/hpv3011/ . Já a segunda iniciativa corresponde à multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, com emissão de certificado atualizado de situação vacinal, que é um documento obrigatório para matrícula e rematrícula escolar.

Do total de 5.943, 5.761 doses foram aplicadas em pessoas de até 15 anos, referente à multivacinação.  Já a imunização contra HPV contabilizou 142 doses em adolescentes de 9 a 14 anos e 40 doses em jovens de 15 a 19 anos.

Também é preciso citar os números referentes à vacinação contra febre amarela, cuja campanha de intensificação teve início no dia 9 de setembro e realização no Dia D em 13 de setembro, que imunizou 470 pessoas. Desde o início da campanha até 31 de outubro, foram aplicadas 2.052 doses. Saiba mais sobre a indicação da vacina e como obter o certificado para viagens internacionais em: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/diadfebreamarelaset/.

Vacinação Inclusiva

Uma equipe da Viep promoveu, ainda, uma ação de vacinação inclusiva, que aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Ubatuba nos dias 21 e 24 de outubro. A iniciativa teve como objetivo atualizar a situação vacinal de atendidos, profissionais e responsáveis, conforme a necessidade de cada um. Foram 123 registros de vacina em 55 pessoas, entre atendidos e profissionais que trabalham na Apae.

“O processo de imunização foi adaptado ao ritmo e à forma de interação de cada atendido, com abordagens diversas que incluíram ações lúdicas e adaptações no espaço para garantir conforto. Não foram registrados casos de desregulação emocional ou comportamental durante o processo. Além disso, a atividade contou com boa aceitação por parte da equipe da APAE e dos responsáveis”, comemorou a enfermeira coordenadora da Viep, Alyne Ambrogi.

/* * VLibras */