RETIFICAÇÃO – CONCURSO PÚBLICO – Edital 002/13

PREFEITURA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE UBATUBA

EDITAL  DE RETIFICAÇÃO

CONCURSO PÚBLICO N° 02/2013

A Comissão Organizadora do Concurso Público, nomeada pela Portaria nº 669 de 23 de setembro de 2013, no uso de suas atribuições e do item 8.8 do Edital de Abertura, RETIFICA o referido Edital no que segue para fazer constar o correto.

2.6.2.    Para os cargos do mesmo bloco poderá haver coincidência de horário de aplicação das provas.

Anexo II – Programas

Conhecimentos Básicos

Agente Administrativo de Escola, Agente Educacional, Monitor de Alunos, Secretário de Escola e Professor de Educação Básica I

Português:- Questões que possibilitem avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Pontuação; Classes gramaticais; Concordância verbal e nominal; Pronomes: emprego e colocação e Regência nominal e verbal.

Matemática:- Teoria dos Conjuntos; Conjuntos dos números Reais (R): operações, propriedades e problemas; Cálculos Algébricos; Grandezas Proporcionais – Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem e Juro Simples; Sistema Monetário Brasileiro; Equação do Primeiro e Segundo Graus – problemas; Sistema Decimal de Medidas (comprimento, superfície, volume, massa, capacidade e tempo) – transformação de unidades e resolução de problemas; Geometria: ponto, reta, plano – ângulos, polígonos, triângulos, quadriláteros, circunferência, círculo e seus elementos respectivos – figuras geométricas planas (perímetros e áreas) – sólidos geométricos (figuras espaciais): seus elementos e volumes; Funções do 1º e 2º graus; Sequências, Progressões Aritméticas e Geométricas. Resolução de problemas.

Professores de Educação Básica II (todos)

Conhecimentos Específicos

Agente Administrativo de Escola e Secretário de Escola

Sistema Operacional Microsoft Windows; Microsoft Office: Editor de textos Word e Planilha Excel; Internet e ferramentas Microsoft Office.

Professor de Educação Básica I

Referenciais legais

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.

Os demais itens permanecem inalterados.

Ubatuba, 02 de outubro de 2013.