Poder Executivo Municipal

Orçamento Participativo – Caravana da Cidadania percorre Ubatuba

Orçamento Participativo – Caravana da Cidadania percorre Ubatuba

Ocorreu neste sábado, 23 de agosto, a Caravana da Cidadania – visita organizada e monitorada dos conselheiros do Orçamento Participativo das oito regiões do município, para conhecer pessoalmente as demandas prioritárias aprovadas nas plenárias regionais e a realidade de cada bairro da cidade.

O encontro foi na sede da Administração Regional Sul, e além dos Conselheiros do OP, a Caravana contou com a presença do Prefeito Mauricio (PT), do Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento Maurici Romeu, do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Arthur D’Angelo, do Secretário de Habitação e Planejamento Urbano, João Batista e da Secretária de Educação Nádia Basso.

No início do dia, o Prefeito Mauricio destacou a importância desta Caravana: “Pela primeira vez conselheiros eleitos em plenárias deliberativas democráticas vão poder conhecer as obras, ações e projetos da prefeitura em todo o município. É um momento especial para os munícipes e para a administração”, concluiu o prefeito. A Caravana fez uma parada no posto de saúde 24 horas da Maranduba, que atende entre 50 e 60 pessoas por dia e durante a temporada de verão chega a atender 200/dia. O posto foi reformado e pintado em 2013 e no momento é referência no atendimento da Região Sul, tendo médico clínico geral todos os dias. A maior demanda do local, segundo as técnicas Lidiane e Ione é atendimento pediátrico. “Mas executamos diariamente suturas, curativos e encaminhamento para exames e especialistas”.

Na sequência, a Caravana visitou a obra de tratamento de água da Sabesp, que, quando estiver pronta vai suprir as necessidades de toda a região Sul, retirando apenas 5% do volume de água do Rio Maranduba. No Sertão do Araribá, a caravana foi recebida pela Diretora Neia, da Escola Municipal Sebastiana Luiza de Oliveira Prado. Nesta escola a diretora, junto com a equipe, realizou com os alunos um projeto de Orçamento Participativo como forma de conscientizar da importância da participação social. A população do Araribá tem como proposta para o Orçamento Participativo o bloqueteamento e iluminação da estrada que liga o bairro a Vila Santana.

A escola local vai receber quadra coberta para uso dos alunos e da comunidade. Segundo a conselheira Creuza “as ruas do Araribá estão regularizadas, mas o Correio não entrega as cartas nas casas. Tem gente que vive criticando mas na hora de participar fica omissa. Sou participante ativa por que acredito no trabalho que a prefeitura vem executando para melhorar nossa vida”.

Outra demanda visitada foi o local que abriga as Ruínas da Lagoinha, local de visitação turística, que teve sua manutenção votada pelos moradores como uma das prioridades da região I. Outra prioridade votada pela região se refere a novas instalações da escola local. O prefeito explicou que a escola é pequena e acanhada, mas “a prefeitura está procurando terreno no bairro para a construção de novas instalações nos padrões do FNDE para melhor acomodar os alunos. Com a nova sede, a escola atual poderá se transformar em espaço comunitário, ou centro cultural com oferecimento de alternativas culturais e recreativas aos cidadãos”.

No Rio Escuro, três ruas estão sendo recapeadas com verba de emenda parlamentar. “São apenas três ruas, mas já é um bom começo. O bloqueteamento vai valorizar ainda mais o bairro”, afirma Pedrão dono de supermercado local. Outra intervenção da prefeitura no bairro do Rio Escuro será a cobertura da quadra esportiva. No Saco da Ribeira, foi visitada obra de tubulação e calçamento das vias de acesso à Escola Municipal Renata Castilho e à Estadual Semíramis Prado de Oliveira onde estudam alunos de mais de dez bairros da cidade. As obras estão sendo executadas nas ruas Tapiá, Perequê-Mirim, Codó, Andorinha, Flamenguinho, Guilherme Chrispim de Menezes e avenida Ribeira. Um grupo de adolescentes que estava no local abordou o Prefeito reclamando da demora das obras mas agradeceu afirmando: “Após o término do calçamento não precisaremos mais tirar os sapatos porque o lamaçal das ruas vai desaparecer.”

No Perequê-Mirim, a Caravana subiu até o topo do sertão. Conselheiro do Orçamento Participativo e presidente da associação do bairro, Messias mostrou aos demais conselheiros a realidade local: “Nossas demandas são a regularização fundiária e o tratamento do esgoto. Aqui, quando chove, o esgoto desce pela ladeira passando pela porta das pessoas, chegando até o Rio Perequê-Açú. O mau cheiro invade as casas e se torna um grande problema. Temos que fazer também a conscientização das pessoas para que não joguem lixo nas ruas. Mas acredito que, através do Orçamento Participativo as melhorias vão aparecer”.

Na sequência, foi visitada a EMEI Judite Cabral ainda no Perequê-Mirim, que neste ano passou por reforma e ampliação das instalações. Esta EMEI é responsável pela educação de 210 crianças de zero a seis anos de idade. As crianças de zero a três anos ficam na escola em período integral. As demais ficam por meio período. Após almoço na Escola Mário Covas, no Ipiranguinha, a Caravana subiu até o transbordo de lixo, passando pelo Parque dos Ministérios onde a prefeitura vem realizando obra de recapeamento na rua do Saneamento, rua da Saúde e na rua da Educação. O recapeamento está sendo feito com asfalto quente, que é mais adequado e garante mais qualidade. O prefeito mostrou a área do antigo lixão, agora desativado.

“Para que a área seja totalmente recuperada ainda vai demorar bastante tempo”, disse Mauricio. O lixo do município é pago por tonelada. De março a dezembro são produzidas de 40 a 50 toneladas diárias. Na alta temporada este volume chega a quinhentas toneladas por dia. Todo este volume (coleta e transbordo) faz com que o gasto anual com o lixo fique em torno de 15 milhões por ano. A Caravana da Cidadania encerrou seus trabalhos na prefeitura ficando agendado para o próximo sábado dia 30 de agosto, a sua continuidade visitando a região central e Norte da Cidade.

DESTAQUE

Dona Neuza Lopes dos Santos tem quatro filhas, um filho e nove netos. Nasceu e sempre morou na Picinguaba. Nunca havia conhecido outros lugares do município, a não ser o centro da cidade. Um pouco assustada com tanta viagem, embarques e desembarques, ela afirmou que não viu grandes novidades, mas agradeceu ao Orçamento Participativo por ter proporcionado a ela conhecer outros bairros e ver outras realidades.

/* * VLibras */