
Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado no dia 22, os alunos do 3º ano da Escola Municipal Padre José Anchieta participaram de uma saída a campo promovida pelo Projeto Vida. A ação, que integra o calendário do projeto coordenado pelas voluntárias Daniela Casadei, da sociedade civil organizada TAMOIO Ubatuba, e Rosana Gaeta tem como objetivo despertar a consciência ambiental das crianças por meio da vivência prática.
Os estudantes visitaram, no mês de maio, o manguezal da Barra Seca e o Museu da Vida Marinha neste e realizaram atividades. Para o mês de junho, ocorrerá a visita na barreira de contenção de resíduos sólidos no rio Tavares, com o objetivo de reforçar o entendimento sobre o valor da biodiversidade e os impactos do descarte inadequado de lixo nos ecossistemas.
O projeto, que tem duração de quatro meses, combina atividades em sala de aula com experiências externas, abordando temas como conservação ambiental, responsabilidade coletiva e atitudes sustentáveis.
“É muito mais do que aprender sobre meio ambiente — é formar cidadãos conscientes. As crianças saem dessas vivências transformadas e entendendo que proteger a biodiversidade também depende delas”, destacou a coordenadora de Educação Ambiental (SME), Alessandra Panza.
A ação contou com o apoio do Projeto Nativo Caiçara, representado por Didi, além do Instituto Argonauta e da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.